Uncategorized

TEDxUniso Criative-se! quebra barreiras e destaca a prática de espalhar ideias inovadoras

As palestras foram transmitidas pelo YouTube e ultrapassaram 1.000 visualizações. Durante o evento, os participantes puderam interagir com o público via chat

Com o tema Criative-se!, o TEDxUniso mostrou que a criatividade pode ser proporcionada por meio da multidisciplinaridade. Com transmissão ao vivo pelo YouTube, na noite de 17 de setembro, o evento ofereceu seis palestras no conhecido formato TED Talk. Os convidados contaram suas experiências e falaram de inspirações e possibilidades de exercitar a criatividade com ideias inovadoras, diante dos desafios diários ou em meio às crises mais severas. 

Apresentado pelo jornalista Douglas Valle, que permaneceu nos estúdios do Laboratório de Comunicação da Uniso, o evento teve as palestras gravadas pelos próprios convidados, sem necessidade de deslocamento ou aglomeração, devido às recomendações de prevenção do novo coronavírus. O formato e a plataforma digital foram muito bem recebidos pelo público que interagiu com os palestrantes via chat do YouTube durante o evento.

Seis profissionais de diferentes áreas ministraram as palestras e explicaram como a inovação e a criatividade influenciam os nichos em que trabalham, como por exemplo, o processo educacional, as novas tecnologias, o empreendedorismo e a gestão de crise.

O evento foi organizado por uma comissão formada por professores, funcionários e alunos da Uniso, sob a coordenação geral do professor, biólogo e doutor em Biologia Aplicada, Thiago Simon Marques. Ao final do evento, ele avaliou que “O TEDxUNISO cumpriu o objetivo de mostrar as diversas facetas do processo criativo apresentando a visão de especialistas de diversas áreas do conhecimento. É incrível observar como cada indivíduo pode elaborar soluções criativas diferentes para superar os problemas do cotidiano”.

Os TED Talks podem ser acessados na playlist do canal do youtube TEDxUNISO: https://bit.ly/2RAg0u1

O que rolou nos TED Talks?

Em tempo de crise, quem tem criatividade é rainha – Carol Sabadin

“A criatividade não é fadada apenas às grandes mentes”, disse a empreendedora Carol Sabadin. Usando a intuição e a criatividade neste mundo moderno, ela descobriu que, com essas características, pode lidar com qualquer situação e mostrou como a inovação abre portas para novas oportunidades. Ela já administrou empresas, tem um programa de entrevistas com mulheres empreendedoras e histórias inspiradoras e hoje está à frente da agência de Marketing Gênia, que atende clientes em diversos lugares do mundo, sempre com a marca da criatividade.

Criatividade, transdisciplinaridade e tecnologia – Paulo Silveira

No mundo atual as tecnologias procuram trazer a educação de uma forma rápida, mas será que ela realmente faz com que as pessoas fiquem viciadas ao ponto de excluir o benefício dessa tal tecnologia? Paulo Silveira, CEO do Grupo Alura, é descolado, inovador e mestre em Ciência da Computação. Reconhecido quando o assunto é startups, ele falou dos desafios envolvendo as novas tecnologias com a educação e a criatividade. 

Criatividade: inspiração ou transpiração? – Flavia Gamonar

Flávia Gamonar é voz ativa na internet, tem livros publicados, projetos concretizados e já ganhou prêmios. Em sua palestra, ela coloca a criatividade como uma junção de experiências pessoais articuladas com o cotidiano externo por meio de ensinamentos e compartilhamentos. Para ela, criatividade não é um insight, é a transpiração de trabalho duro, conexões e reinvenções. Durante o discurso, focou na descoberta casual que acontece quando estamos buscando a inspiração criativa.

Asalato – O ritmo da Criatividade – Mauro Tanaka Riyis

O músico e educador Mauro Tanaka usou sua criatividade para transformar objetos do cotidiano em instrumentos musicais. A inovação e a adaptação também são processos utilizados para a formação desta ideia levada por Tanaka para a sala de aula, onde estimula seus alunos a usarem a criatividade para inovar.

Educação e Internet: novas linguagens para a sala de aula virtual – Miguel Thompson

Miguel Thompson, um dos palestrantes, sempre teve a educação ligada a área profissional de sua vida. Em seu TED Talk, ele fala sobre como a tecnologia oferece ferramentas incríveis para lidarmos com a volatilidade do mundo moderno, mas que não é o suficiente para a transposição do conhecimento complexo para quem está aprendendo. Além disso, comentou que o modelo atual, iluminista e enciclopedista, está desmoronando. Agora, mestre e aprendizes podem fazer juntos o papel de propor soluções aos problemas.

Uma nova visão sobre o altruísmo nos negócios – Mario Gioto

Mario Gioto, engenheiro de formação com uma carreira desenvolvida no universo corporativo, comentou sobre a experiência de “quebrar” a bolha da ciência exata e se conectar com sociedade. A sua ideia é fazer um empreendedorismo social e aliar as suas causas com o trabalho. Durante toda a palestra, Mario explicou a intenção de estimular o crescimento de outras pessoas e fazer um mundo menos desigual.

Você sabe o que é o TED?

O TED (Technology, Entertainment, Design – em português Tecnologia, Entretenimento, Planejamento) é um evento que objetiva disseminar ideias dignas de reconhecimento, acontecendo em vários lugares do mundo e sem visar lucros. Desde 1984, os TEDs desempenham este papel ao promover palestras de até 18 minutos, em um formato próprio reconhecido como de sucesso. Os palestrantes dão o melhor discurso de suas vidas, seja em um tema específico ou de forma livre, para inspirar outras pessoas.

Já o TEDx, é uma variável do TED. Acontece de forma independente, mas mantém o espírito de espalhar ideias inovadoras através da reunião de pessoas convidadas a compartilhar experiências.

Texto: Daniel Ribeiro – Agência Focs/ Jornalismo (Uniso)

Fotos: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *