Calouros de Jor, PP e RP recebem egressos de comunicação, durante o segundo dia de Welcome 2025
Por Kauã Bueno (Agência Focas – Jornalismo Uniso)
O bate-papo que ocorreu na manhã de terça-feira (11), contou com a presença de três ex-alunas da Uniso, e que atuam nas áreas da comunicação.

Giovanna Tegani, formada em Publicidade e Propaganda em 2017, foi a primeira a se apresentar aos calouros das turmas dos cursos de comunicação da Uniso. Ela relatou suas experiências trabalhando em agências publicitárias e com grandes artistas.
A publicitária iniciou sua carreira durante a graduação e, logo em seguida, foi trabalhar em uma agência na capital, cinco anos depois retornou a Sorocaba e atualmente trabalha como professora do Senac.
A Relações Públicas, Dandara Fernandes, trouxe sua visão do mercado da comunicação e compartilhou experiências como planner de mercado da Tv Tem.
Ainda no segundo semestre do curso, Dandara começou a trabalhar em um banco em São Paulo, onde conheceu diversas áreas de RP e foi se desenvolvendo profissionalmente até chegar na TV Tem.
A última a se apresentar foi a Jornalista Vanessa Corrêa formada em 2019. Ela entrou no mercado de trabalho como estagiária na redação da Gazeta de Votorantim onde permaneceu até o fim da graduação. Depois, já como formada, ela trabalhou alguns meses como assessora de imprensa e depois como redatora comercial da Penalty. Atualmente, Vanessa trabalha no setor promocional da Tv Tem, realizando chamadas, promovendo produtos e roteirizando propagandas.
Após as apresentações, o coordenador de Publicidade e Propaganda, Bruno Martins, iniciou a roda de perguntas perguntando sobre as experiências profissionais mais marcantes das convidadas.
A Jornalista relatou que escolheu a profissão porque queria “contar histórias e transformar a vida das pessoas através do jornalismo”. Vanessa contou sobre a vez que ajudou uma mãe de família a conseguir uma cirurgia no fêmur, após publicar uma matéria sobre o caso. Ela destacou ainda três prêmios que recebeu da Globo, nas categorias “Melhor Chamada Jornalismo Esporte”, com a chamada para a Taça das Favelas, “Chamada Manutenção”, feita para o programa Muito Mais, e “Melhor Chamada Regional”, feita para a reestreia da novela Cabocla.
Em seguida, Martins quis saber como as profissionais lidam com as pessoas de outras áreas em seu local de trabalho. “Dentro do setor criativo da agência de publicidade, a primeira equipe que trabalhei contava com oito pessoas, sendo seis jornalistas, e a linguagem era bem diferente, enquanto o foco da publicidade não é informar e sim seduzir, no jornalismo era o total oposto, então precisei me adaptar à linguagem deles, enquanto conseguia dar um toque de criatividade”, explicou Giovanna Tegani.
Por fim, o aluno do terceiro semestre de Relações Públicas, Pedro Kerche, perguntou para Dandara Ferreira sobre o seu posicionamento em relação ao mercado de RP no Brasil e o fato de a grande maioria desconhecer o trabalho desses profissionais.
“No Brasil, o mercado de Relações Públicas não é tão forte quanto nos Estados Unidos ou Inglaterra, porém existem muito profissionais, um número até maior do que as pessoas imaginam, o RP tem uma visão da comunicação que é surreal.” Dandara finaliza afirmando que as aulas do quarto semestre ajudaram a se “posicionar e se sentir orgulhosa por cursar Relações Públicas”.





