II Jornada de Fonoaudiologia debate atualidades e reconhece destaques da área
Por Laura Briguenti (Agência Focs – Jornalismo Uniso)
A II Jornada Científica de Fonoaudiologia da Universidade de Sorocaba foi realizada nos últimos dias 25 e 26 e marcou o mês de maio com encontros e reflexões relevantes e inspiradores para pesquisadores e futuros fonoaudiólogos.
A programação contou com palestras de convidadas especializadas; avaliação de pôsteres de trabalhos acadêmicos; apresentação dos TCCs finalizados pelos alunos e uma oficina sobre o método PROMPT (sigla em inglês de Prompts for Restructuring Oral Muscular Phonetic Targets) que é o protocolo de abordagens voltada ao atendimento de crianças com distúrbios da fala). Esta atividade foi conduzida pela ex-coordenadora e fundadora do curso de Fonoaudiologia, doutora Daniela Moreira Ney Gozzano e contou com cerca de 150 participantes formalmente inscritos no evento.
Com uma programação extensa organizada para explorar temas atuais e prestigiar a produção científica em todos os níveis, o evento iniciou na manhã da quinta-feira (25) com uma abertura solene, seguida de uma palestra sobre “Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) na Fonoaudiologia”, apresentada pela palestrante convidada doutora Thelma Regina da Silva Costa.
Durante os dois dias de evento, os alunos participaram de mesas de discussão, café com ciência e da avaliação dos pôsteres, que são recortes dos TCCs apresentados somente no final do ano. Ainda durante a manhã, a convidada doutora Michelly Basso apresentou aos alunos uma palestra sobre o tema “Neurodiversidade e Inclusão social”.
O período da tarde foi reservado para realização mesa de discussões e posteriormente para as apresentações dos TCCs dos alunos concluintes do curso. Para finalizar o primeiro dia da II Jornada Científica de Fonoaudiologia, os ouvintes participaram da palestra sobre “Discussão de casos clínicos na disfagia pediátrica” com a palestrante Luany Viana Medeiros e puderam tirar todas as dúvidas sobre o tema proposto.
O segundo dia começou com a palestra ministrada pelas doutoras Ana Luiza Papi Kasemodel de Araújo e Marcela Ferrari Martins, sobre o tema “Casos Clínicos em implante coclear”. Para finalizar a manhã de conteúdos, os alunos tiveram a doutora Patricia Pupin para explicar sobre “Qualidade de vida e estratégias de coping para estudantes de Fonoaudiologia”.
A coordenadora do curso de Fonoaudiologia, Iara Lorca Narece, expressou sua emoção ao comentar a respeito do interesse dos alunos em participar: “Esse ano nós ficamos bastante satisfeitos com a adesão dos alunos na inscrição de trabalhos para apresentação. Tivemos avaliação dos banners feitos por eles e posteriormente concedemos a menção honrosa aos melhores trabalhos. Procuramos seguir o mesmo padrão do Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia”, acrescentou.
Ainda sobre o sucesso da jornada, a docente apontou que esta edição foi organizada pelos próprios alunos e que o resultado deste envolvimento e a adesão bem maior que em eventos anteriores deixou a todos muito felizes. De acordo com aluna do curso e presidente do Centro Acadêmico de Fonoaudiologia, Patrícia Cristina Rosa de Souza, a primeira vez que o Centro Acadêmico ficou responsável pela organização também foi muito bem avaliada e contou também com a busca de patrocínios, apoio, ações de marketing e a própria execução. “Nas próximas edições vamos aprimorar ainda mais”, frisou.
Estudantes de outros cursos da Universidade auxiliaram na concretização do evento. Teve apresentação de trabalhos em parceria com alunos de Odontologia, profissionais de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Psicologia e outras áreas da saúde. A aluna do último ano do curso de Fonoaudiologia, Bianca Anunciatto, 21 anos, acompanhou os dois dias do evento e fez parte do apoio o que “foi muito enriquecedor. Sou apaixonada por áudio, é uma área que eu quero seguir e a palestra sobre o PROMPT me trouxe muito conhecimento”.
A emoção transbordou no encerramento da II Jornada Científica de Fonoaudiologia com o anúncio das premiações dos melhores trabalhos e da entrega de menção honrosa aos ganhadores. A ex-coordenadora do curso, Daniela Moreira Ney Gozzano, foi homenageada pelos anos em que ficou à frente do curso e emocionou os presentes com seus agradecimentos.