JornalismoUniso

II Jornada de Fonoaudiologia debate atualidades e reconhece destaques da área 

Por Laura Briguenti (Agência Focs – Jornalismo Uniso)

A II Jornada Científica de Fonoaudiologia da Universidade de Sorocaba foi realizada nos últimos dias 25 e 26 e marcou o mês de maio com encontros e reflexões relevantes e inspiradores para pesquisadores e futuros fonoaudiólogos.   

O evento trouxe em pauta assuntos importantes para a área de Fonoaudiologia (Foto: Laura Briguenti)

A programação contou com palestras de convidadas especializadas; avaliação de pôsteres de trabalhos acadêmicos; apresentação dos TCCs finalizados pelos alunos e uma oficina sobre o método PROMPT (sigla em inglês de Prompts for Restructuring Oral Muscular Phonetic Targets)  que é o protocolo de abordagens voltada ao atendimento de crianças com distúrbios da fala). Esta atividade foi conduzida pela ex-coordenadora e fundadora do curso de Fonoaudiologia, doutora Daniela Moreira Ney Gozzano e contou com cerca de 150 participantes formalmente inscritos no evento. 

Com uma programação extensa organizada para explorar temas atuais e prestigiar a produção científica em todos os níveis, o evento iniciou na manhã da quinta-feira (25) com uma abertura solene, seguida de uma palestra sobre “Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) na Fonoaudiologia”, apresentada pela palestrante convidada doutora Thelma Regina da Silva Costa.  

Na palestra, contou com atividade iterativa ao público que estava assistindo (Foto: Laura Briguenti)

Durante os dois dias de evento, os alunos participaram de mesas de discussão, café com ciência e da avaliação dos pôsteres, que são recortes dos TCCs apresentados somente no final do ano. Ainda durante a manhã, a convidada doutora Michelly Basso apresentou aos alunos uma palestra sobre o tema “Neurodiversidade e Inclusão social”. 

O período da tarde foi reservado para realização mesa de discussões e posteriormente para as apresentações dos TCCs dos alunos concluintes do curso. Para finalizar o primeiro dia da II Jornada Científica de Fonoaudiologia, os ouvintes participaram da palestra sobre “Discussão de casos clínicos na disfagia pediátrica” com a palestrante Luany Viana Medeiros e puderam tirar todas as dúvidas sobre o tema proposto. 

O segundo dia começou com a palestra ministrada pelas doutoras Ana Luiza Papi Kasemodel de Araújo e Marcela Ferrari Martins, sobre o tema “Casos Clínicos em implante coclear”. Para finalizar a manhã de conteúdos, os alunos tiveram a doutora Patricia Pupin para explicar sobre “Qualidade de vida e estratégias de coping para estudantes de Fonoaudiologia”. 

Além dos estudantes de Fonoaudiologia, o evento contou com a parceria de alunos de outros cursos, na organização (Foto: Laura Briguenti)

A coordenadora do curso de Fonoaudiologia, Iara Lorca Narece, expressou sua emoção ao comentar a respeito do interesse dos alunos em participar: “Esse ano nós ficamos bastante satisfeitos com a adesão dos alunos na inscrição de trabalhos para apresentação. Tivemos avaliação dos banners feitos por eles e posteriormente concedemos a menção honrosa aos melhores trabalhos. Procuramos seguir o mesmo padrão do Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia”, acrescentou.  

Ainda sobre o sucesso da jornada, a docente apontou que esta edição foi organizada pelos próprios alunos e que o resultado deste envolvimento e a adesão bem maior que em eventos anteriores deixou a todos muito felizes. De acordo com aluna do curso e presidente do Centro Acadêmico de Fonoaudiologia, Patrícia Cristina Rosa de Souza, a primeira vez que o Centro Acadêmico ficou responsável pela organização também foi muito bem avaliada e contou também com a busca de patrocínios, apoio, ações de marketing e a própria execução. “Nas próximas edições vamos aprimorar ainda mais”, frisou. 

O evento teve uma boa adesão do público (Foto: Laura Briguenti)

Estudantes de outros cursos da Universidade auxiliaram na concretização do evento. Teve apresentação de trabalhos em parceria com alunos de Odontologia, profissionais de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Psicologia e outras áreas da saúde. A aluna do último ano do curso de Fonoaudiologia, Bianca Anunciatto, 21 anos, acompanhou os dois dias do evento e fez parte do apoio o que “foi muito enriquecedor. Sou apaixonada por áudio, é uma área que eu quero seguir e a palestra sobre o PROMPT me trouxe muito conhecimento”. 

A emoção transbordou no encerramento da II Jornada Científica de Fonoaudiologia com o anúncio das premiações dos melhores trabalhos e da entrega de menção honrosa aos ganhadores. A ex-coordenadora do curso, Daniela Moreira Ney Gozzano, foi homenageada pelos anos em que ficou à frente do curso e emocionou os presentes com seus agradecimentos.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *