Sorocaba sediou encontro de influenciadores
Referências dos canais digitais e também pela audiência que alcançam, principalmente entre o público jovem, participaram, no dia 13 de fevereiro, do 1º Encontro de Influenciadores de Sorocaba. O evento foi promovido pela prefeitura local e reuniu influenciadores como Nah Cardoso, Bianca Celoto, Viih Tube e Imãos Berti.
Com a participação do prefeito José Crespo, o encontro teve como objetivo homenagear os influenciadores e ocorreu no Parque Tecnológico de Sorocaba. Fãs dos homenageados encerraram as inscrições tão logo essas foram abertas para poderem realizar o sonho de conhecer os ídolos e tirar aquela tão sonhada foto com eles. Também foi possível fazer perguntas para conhecer melhor os palestrantes e pedir dicas para começar a produzir os próprios conteúdos.
Antes de se tornar a grande sensação do Youtube, Nah Cardoso fazia o curso de Publicidade e Propaganda, mas sempre gostou de atuar. Quando decidiu se tornar influenciadora, o termo não existia, era apenas formador de opinião, tanto que quando decidiu seguir nesse caminho não havia referências de outros profissionais.
Nah Cardoso conta como ter sucesso nas redes sociais e responde a perguntas de fãs |
A jornalista Bianca Celoto, ex-apresentadora do Tem Notícias, contou que aprendeu muito trabalhando numa das filiais da Globo e, quando decidiu sair, conseguiu se preparar para isso. O projeto de Bianca se consolidou com o canal Oh Quem Fala e ela reconhece ter ficado nervosa com novos desafios, mas ensina que aprendeu a usar o medo a seu favor desde quando precisava se acostumar com as câmeras.
Já Fabio Marchetti que trabalha na Record TV Paulista, vê que o jornalismo está mais importante do que nos últimos tempos por conta das Fakes News, fazendo o jornalista ter uma responsabilidade grande para validar as informações. Fábio revelou que a sua maior dificuldade como jornalista foi com a migração para o meio digital e também comentou sobre a rotina das redações e trabalhos em equipe, sempre com muito dinamismo.
“A comunicação não é fácil, mas não desista, as barreiras são muitas, mas hoje com os meios digitais você tem a possibilidade de não depender de veículo nenhum, não é necessário estar numa grande emissora, num grande jornal. Com seu canal no Youtube, Instagram, Facebook, você consegue produzir um conteúdo relevante e fazer esses veículos te procurem para seu nome virar referência. Hoje a grande sacada é fazer isso”, aconselha Fábio para quem está começando neste meio.
Texto e Fotos: Leticia Foramiglio – Agência Experimental de Jornalismo (AgênciaJOR/Uniso)