Alunos dos cursos de Comunicação da Uniso produzem curta sobre o município e a região metropolitana

Os alunos dos cursos de Relações Públicas e Jornalismo da Universidade de Sorocaba (Uniso) estão trabalhando num curta-metragem sobre o município de Sorocaba e a Região Metropolitana, como parte do componente “Comunicação e realidade regional”.
A aluna de Jornalismo Beatriz Oliveira, à frente da direção do curta, explica que o produto deverá reunir traços de vídeo institucional e vídeo-reportagem. “É como uma colagem de diversos olhares e memórias afetivas sobre o município de Sorocaba, refletindo a visão da turma sobre a cidade, que vai além das linhas da estação ferroviária ou dos prédios das antigas indústrias de tecelagem”, diz ela.
O roteiro surgiu a partir de um processo de brainstorming em que os alunos, divididos em núcleos, contribuíram com suas visões particulares. “Atualmente em fase de produção, o curta tem como temas a origem, a história e a evolução de Sorocaba, mas a partir da ótica de pessoas reais, que traduzem a ‘veracidade’ do município”, destaca a aluna de Relações Públicas Thais Martins, à frente do núcleo de roteiro.
Entre as personalidades depoentes do vídeo estão o professor Aldo Vannucchi, primeiro reitor da Uniso, e o padre Evandro Paulim, responsável pela Paróquia de Santa Maria Madalena, no bairro Ouro Fino, um dos participantes da última edição do reality show Master Chef, exibido pela Band.
O objetivo da atividade, segundo o professor Guilherme Profeta, é transpor a lacuna entre teoria e prática. Ele explica que a disciplina ‘Comunicação e realidade regional’ é originalmente uma disciplina teórica, que tem como objetivo capacitar o aluno a compreender como os padrões de produção, distribuição e consumo de mensagens sofrem interferências políticas, sociais e econômicas em Sorocaba e na RMS (região metropolitana). “Em vez de expor ou transmitir um conteúdo, a ideia é criar um ambiente de aprendizagem em que os alunos possam construir esse conteúdo, tornando-o significativo”, define.
O término da produção está previsto para novembro de 2018. Informações sobre a exibição serão divulgadas em breve.

Núcleo de Assessoria de Imprensa da turma: comunicacaouniso@gmail.com