diversidadeEducaçãoJornalismoUniso

Unisoul: Movimento reúne cristãos no ambiente universitário

Alunos, professores e funcionários frequentam os encontros que acontecem durante os intervalos na Uniso

Por Nícolas Borba (Agência Focs – Jornalismo Uniso)

Presentes na reunião do Unisoul no período da noite de 20 de setembro

Assim como qualquer outro lugar, a Uniso tem diversas pessoas com diferentes crenças e ideologias. Focado em reunir aqueles que acreditam em Deus, ou que tem curiosidade de conhece-lo, foi criado o Unisoul, que nesse ano de 2023 está batendo recordes de público desde quando foi formado.

Fundado em 2018, por um grupo de alunos cristãos que desejavam trazer a palavra de Cristo para o ambiente universitário, os primeiros encontros do Unisoul eram feitos próximos a uma pedra atrás de um dos blocos da Uniso. Em certo momento, um deles tomou a iniciativa de ir até o espaço intitulado “meia-lua” e começar as reuniões ali, fazendo o grupo ganhar mais visibilidade e começar a crescer.

Bianca Izabelle de Carvalho (20) é uma das responsáveis do Unisoul no turno da noite, a futura publicitária chegou ao movimento em 2021, período em que, por conta da pandemia, muitos alunos não frequentavam a universidade de forma totalmente presencial, ela conta que por essa razão, tinham dias que apenas três ou duas pessoas se reuniam no encontro: “Foi uma época de perseverança e foi assim até o final de 2022, tanto que foi uma surpresa quando começou 2023. Parece que teve uma chave virada”.

Juntando os dois períodos (manhã e noite), os últimos encontros do Unisoul vem recebendo cerca de 50 alunos por semana, a grande demanda foi o motivo da mudança de local, hoje em dia os encontros são feitos em salas de aula nos diferentes blocos do campus.

Os cultos têm a duração média de 20 minutos, tempo do intervalo das aulas, mas Bianca conta que esse é o menor fator do movimento, “são os 20 minutos mais bem aproveitados da nossa semana, da nossa vida. A gente consegue sentir o fluir de Deus do início ao fim”, ela reforçou. Esse momento é divido entre louvor, sermão e orações.

Romeu Pereira Raszl (19) foi responsável pela hora do louvor no encontro da manhã do dia 29/09

O Unisoul é aberto para todos, além dos alunos, também estão presentes nas células professores e funcionários de diferentes áreas da Uniso, e muitos chegaram até o movimento através da curiosidade por passar pelo corredor e escutar o louvor vindo de uma das salas.

Frequentadora dos encontros semanais da noite, Raphaela Tambellini Lima (18), também é aluna de Publicidade e Propaganda e conta que conheceu o Unisoul através de uma colega de curso e nunca mais parou de ir. “Esse movimento incrível, a palavra que eles pregam são palavras, que muitas das vezes, precisamos ouvir e nos identificamos porque se passa no nosso cotidiano”, a universitária afirma e completa dizendo que indica as reuniões para os estudantes, “é uma experiência que quero passar para todas as pessoas que me permitirem”.

Reunião do dia 22 de setembro de manhã

A expansão do movimento está prestes a acontecer. Mensalmente um culto ocorrerá em diferentes igrejas para que os alunos dos dois turnos possam se juntar, além de oferecer a oportunidade para os que não estudam na Uniso conhecer o Unisoul. Ainda, há planos para que outras universidades comecem a receber as reuniões em seus prédios.

Os encontros do Unisoul acontecem nos intervalos de quarta-feira no período da noite, às 20h40, e pela manhã, nas sextas-feiras, às 9h20. As salas de aula variam de acordo com a disponibilidade e são anunciadas no dia da reunião no Instagram do movimento (@mov.unisoul) e no grupo do WhatsApp.