Jornalismo de educação foi tema de workshop da Jeduca na Uniso

A Universidade de Sorocaba contemplou alunos dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas com um workshop da Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação) sobre jornalismo de educação na noite da última segunda-feira. A aula aconteceu no auditório do Bolo F da Cidade Universitária e foi ministrada pelo jornalista Luiz Fernando Toledo, repórter do jornal O Estado de S.Paulo e ex-aluno da Uniso.

Durante o workshop, os alunos puderam se deparar com a diversidade de temáticas que envolvem a educação, mostrando que trabalhos jornalísticos dentro dessa área vão muito além do que as pessoas podem considerar óbvio. Conforme Luiz explica, “a educação passa por vários setores, inclusive na cobertura. Você cobre educação, ao mesmo tempo você cobre economia, saúde, administração pública, política, então acho que é um ótimo tema para quem está começando a trabalhar com jornalismo, porque você aprende muita coisa”.
A estudante do 5º semestre de jornalismo Bruna Lins Barreto, 20, conta que pôde ter uma percepção além da que costuma ter cotidianamente durante as aulas. “O repórter na educação é algo que eu nunca tinha pensado e nem imaginava que poderia ser tão interessante. Ele nos fez ter uma visão de que podemos ajudar, e muito, nessa área que é tão escassa de informação. Sendo assim, esse workshop agregou muito para o meu conhecimento e até mesmo em minha formação como jornalista”, ela conta.
O workshop chamou a atenção também de estudantes de Relações Publicas. “Deu para ver as perspectivas de cada um a respeito da educação, que nem sempre é discutida em sala de aula”, diz Gabriella de Almeida Cima, 19, aluna do 5º período, acrescentando que, na área da comunicação, todo conhecimento pode ser útil, senão agora, futuramente.

Sérgio Pombeu e Luiz comentam as pautas selecionadas
Luiz comenta que a importância de trazer para a universidade um workshop com essa temática é que hoje em dia existe um foco maior na formação de jornalistas dentro de outras áreas, como jornalismo econômico, político ou esportivo, comparado ao jornalismo de educação. A coordenadora do curso de jornalismo, Andrea Sanhudo, acrescenta que há certo desconhecimento quanto à editoria educação, pois o aluno, quando ingressa no curso, normalmente tem um meio de preferência, como rádio ou TV, ou então um interesse por uma área específica, como política ou esportes. Contudo, a educação está presente em todas essas áreas. “Esses eventos que a gente traz, essas oportunidades de conversa, são para mostrar que a educação está na base de tudo, mas que é possível você se especializar numa área, como a educação, num entendimento maior”, destacou a coordenadora.
Após a exposição do conteúdo do workshop, Luiz convidou os alunos presentes a proporem ideias de temas para reportagens dentro da editoria de educação. Após a exposição das ideias, algumas ideias foram pré-selecionadas. Os donos das melhores propostas deverão receber convites para o 2º Congresso de Jornalismo de Educação, que ocorrerá nos dias 6 e 7 de agosto, em São Paulo.
 Alunos de Jornalismo e Relações Públicas participaram da palestra
Texto: Antony Isidoro/AgênciaJor