Curso de Terapia Ocupacional auxilia famílias no Vitória Régia em parceria com a Prefeitura

A Universidade de Sorocaba e a Prefeitura da cidade estão atuando em parceria para auxiliar famílias do bairro Vitória Régia, na Zona Norte. “Nosso objetivo é trabalhar com todas as ocupações humanas, as atividades cotidianas e melhorar a condição de vida das pessoas para que as suas ocupações sejam ativas”, afirma a professora do curso de Terapia Ocupacional Lilian Zanoni sobre o projeto.

Em parceria com o Centro de Referência e Assistência Social (Cras) localizado no bairro, a equipe do curso de TO fornece Oficinas de Famílias com atividades manuais e corporais para a comunidade da região.  A ação foi iniciada no último dia 11 de abril, no período da manhã, na unidade do Cras, localizada na rua Osélio Pereira, nº 413 e será mantida todas as quartas no mesmo horário e local.
 Alunos trabalham o cotidiano familiar com a comunidade
Oito alunos do último ano do curso de TO são orientados pela professora Lilian Zanoni, como parte da validação do estágio profissional exigido na graduação. O curso de Terapia Ocupacional completa 20 anos de implantação na Uniso este ano. A parceria surgiu no final do ano passado em conjunto a Secretaria da Igualdade e Assistência Social de Sorocaba que ofereceu campos de estágio para as universidades da cidade.
 “Estamos em um serviço que está sendo inaugurado nesse território e é uma possibilidade da comunidade obter um olhar sobre o seu próprio cotidiano. A ideia dessa atividade prática é, além de poder trabalhar a questão das famílias, poderem reconhecer as histórias de vida, fazendo uma reconstituição da identidade do local. Estamos pensando em produzir algo escrito ou um documentário sobre a história do bairro”, finaliza Zanoni.
Os encontros acontecem regularmente todas as quartas-feiras, na unidade do CRAS
Texto: Pâmela Ramos/AgênciaJor
Fotos: Arquivo pessoal – Lilian Zanoni