Fake news foi tema de evento no jornal Cruzeiro do Sul
“Fake News, pós-verdades e outros babados” foi o tema central da primeira edição do programa Roda de Conversa promovido pelo jornal Cruzeiro do Sul, no último dia 02 de março. A discussão central dos cinco convidados e do público participante foi a polêmica das “Fake News” (notícias falsas) propagadas nas redes sociais intencionalmente para atingir engajamento.
Os palestrantes foram Daniela Borges, gestora de marketing; Martinho Camargo Milani, professor de direito, doutor em história e advogado; Ronaldo Stange, advogado e professor de direito; Marcel Stefano Tavares Marques da Silva, jornalista, mestre em divulgação científica e professor de Jornalismo Digital na Universidade de Sorocaba (Uniso) e Luiz Fernando Pierotti, professor e blogueiro.
O evento foi organizado pelo jornalista e editor chefe do jornal José Carlos Fines. Também teve a participação de convidados como: anunciantes e a equipe do repórter cidadão, projeto que conta com aproximadamente 70 integrantes que participam enviando imagens, vídeos, sugestões de pautas diariamente para o jornal.
Para Marcel Stefano “propagar a notícia falsa é intencional, é fazer as pessoas mudarem de ideia”. Luiz Fernando se preocupa com a proporção que está tomando a notícia falsa e os compartilhamentos. Martinho lembra que a mentira sempre fez parte da história e que muitas vezes gostamos de ouvir mentiras. Daniela defende que muitas pessoas compartilham na ingenuidade, porém isso é preocupante, pois pode prejudicar uma pessoa inocente.
Texto: Maria Clarke/AgênciaJor
Foto:Divulgação