Alunos fazem trabalho com tecnologia móvel

Os estudantes dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, da Universidade de Sorocaba (Uniso), realizaram a exposição “Retratos de leitura com tecnologias móveis”. O evento aconteceu na Cidade Universitária, no dia 26 de outubro.
A professora Maria Angélica Carneiro foi quem propôs o projeto: “O objetivo é motivar, interagir, construir identidades e incentivar a leitura usando as TICs [Tecnologias da Informação e Comunicação] móveis e alguns suportes e linguagens  da web (hashtags, selfies, posts, tags)  e plataformas digitais (youtube, links, podcasts, webblogs)”, diz a professora.
Segundo ela, trata-se de um animado “entretenimento”, mas com propósitos de motivação para a leitura e troca de experiências leitoras, porque ler é um ato de cidadania. “Eu usei o cinema, que eles apreciam, para que tivessem um impulso para ler um livro, por influência dos filmes”, complementa.
A professora notou que os alunos abraçaram rapidamente a proposta, em função da atratividade das novas tecnologias. “Eles me surpreenderam no aspecto de organização, que foi rápido, e o trabalho em equipe é fundamental em qualquer trabalho”, diz ela.
Para o estudante Matheus Judicar, do segundo semestre de Publicidade e Propaganda, “o trabalho foi ótimo, pois pude falar de Romeu e Julieta, que gosto bastante, porém, o mais difícil foi a apresentação. Mas, fora isso, foi motivador”.
Já para Fernando Augusto Oliveira, também estudante do primeiro semestre de Publicidade e Propaganda, a experiência de trabalhar com vídeo foi compensadora, principalmente por ter motivado a leitura de um livro. “O começo de um livro pode ser mediano, mas se você lê-lo até o fim poderá se surpreender muito. Foi o meu caso, eu pegava só o começo de livro, porém esse trabalho me motivou a ler mais livros”, complementa Oliveira.
Texto e foto: Fernando Nascimento/AgênciaJor