A mulher no mercado de trabalho é tema de encontro na Uniso

Debater o espaço da mulher no mercado de trabalho foi o objetivo que reuniu alunos, professores e interessados no 2º Encontro InterAção Mulher: Empreendedorismo, Comportamento e Cultura, realizado no Salão Vermelho do Campus Trujillo, da Universidade de Sorocaba (Uniso), no dia 10 de outubro. O evento contou com a palestra “Empreender Com Propósito”, de Adriele Longo, e a apresentação de “Aspectos que Influenciam na Ocupação de Cargos de Liderança por Mulheres”, Trabalho de Conclusão de Curso de Érika Yamashita de Paula e Isadora Vieira Quagliato, formadas no curso de Administração da Uniso, em 2016.
Coach de ideias e novos negócios da empresa Ajudoria, Adriele Longo acredita que ainda há um longo caminho a ser percorrido para que se chegue à igualdade entre sexos no mercado de trabalho, mas diz que já percebe uma melhora. Ela destaca a busca pelo conhecimento como um fator essencial nesse processo: “Para cada lugar que a mulher mandar o currículo, ela deve saber o papel dela, não só o salário. Não é só uma vaga de emprego”.
Érika Yamashita é representante de Costumer Service na Symrise Aromas e Fragrâncias, além de fazer MBA em Marketing na Uniso. Junto com a colega, Isadora Quagliato, que é analista de Recursos Humanos da Johnson Controls, elas fizeram uma pesquisa sobre o tema para o Trabalho de Conclusão de Curso, mas ressalta que o tema não é muito abordado: “A nossa pesquisa foi bibliográfica, mas tivemos dificuldades em encontrar autores que falassem da liderança feminina no mercado de trabalho. Os cargos de liderança ainda estão mais nas mãos dos homens do que das mulheres”.
Argemiro de Sousa,organizador da palestra,interage com o público
Além das apresentações das convidadas, o encontro também contou com um espaço de perguntas e respostas e compartilhamento de experiências próprias, como a de uma professora de Direito da casa, que foi preterida pelo marido na firma de advocacia que eles têm, apesar de ambos terem apresentado a mesma proposta de defesa ao cliente. Outra questão levantada foi a do conceito popular de “empregos de homem” e “empregos de mulher”, além do convívio com líderes homens e mulheres.
Um dos responsáveis pela realização anual do evento é o coordenador dos cursos de Gestão da Produção Industrial, Gestão da Qualidade e Logística, professor Argemiro de Sousa, que constatou uma reação positiva ao encontro, principalmente de pessoas que estiveram presentes na edição anterior, retornando e compartilhando suas reflexões sobre o debate. “O encontro surgiu no ano passado para discutirmos como as mulheres estavam sendo aceitas no mercado, porque percebemos que o público feminino na universidade é maior que o masculino, então, mais mulheres estão se preparando”, ele comenta.
Uma das alunas que acompanhou o encontro, Priscila Araújo, está no terceiro semestre de Gestão da Qualidade e destaca o fato do evento ser voltado não só para mulheres, mas aos homens também, pois isso permite que eles tenham consciência de que a mulher também está engajada no ambiente profissional. “O que foi apresentado vai ser muito útil não só na vida profissional, como na pessoal também. É uma sementinha que com certeza vai render muitos frutos”.
Os encontros do InterAção Mulher acontecem anualmente nos campus da na Universidade de Sorocaba e têm entrada gratuita para qualquer pessoa interessada no debate entre a igualdade de gêneros.
 Selfie tirada ao final do encontro
Texto e Fotos: Matheus Antonelli Piccinin/AgênciaJor