Estudantes de jornalismo participam de workshop sobre Fake News

Como parte da Semana da Comunicação da Universidade de Sorocaba (Uniso), o professor Marcel Stefano ministrou um workshop sobre Fake News e Produção de Conteúdo, que abordou a importância da checagem de dados, o Fact Cheking. O workshop ocorreu no dia 27 de setembro, no período da manhã e da noite, na Cidade Universitária.
 “O estudante tem que saber que o mercado jornalístico e publicitário está totalmente impregnado de fake news, e isso cria uma demanda por checagem de dados. Se o aluno tiver essa informação, já consegue se planejar e investir nessa oportunidade de trabalho”, afirmou o professor.
Estudantes aprendem mais sobre como lidar com notícias falsas

Alexandre Maiken, 23, estudante de Jornalismo, comentou que o workshop agregou muito em conhecimento sobre a profissão. “Achei importante, principalmente a questão da checagem de informações, que é uma tarefa fundamental do jornalista. Fiquei chocado com os casos de agressão e mortes ocasionados por notícias falsas”.

Matheus Henrique Gonçalves, 18, também estudante de Jornalismo, relata que as dicas de checagem de dados o ajudaram muito como futuro profissional. “Foram abordadas várias formas de reconhecimento de notícias falsas. O professor nos aconselhou a sempre buscarmos várias fontes para constatar a origem da notícia”.
“Existe um sexto sentido presente em qualquer pessoa e que ajuda muito a sentir se há confiabilidade na notícia. Sempre falo do conceito de verossimilhança. Uma notícia tem que ser semelhante com os fatos e o contexto em que está inserida”, finalizou o professor Marcel.
Técnica de checagem de conteúdo é um dos principais assuntos do workshop”.
Texto e fotos: Pâmela Ramos/AgênciaJor