Roda de música e dança faz homenagem ao dia nacional do surdo

Organizada pela professora Maria Angela de Oliveira, da disciplina de Libras, alunos de Música e Dança da Universidade de Sorocaba (Uniso) se reuniram na cantina do Bloco D, da Cidade Universitária, para homenagear os portadores de deficiência auditiva. A atividade aconteceu no dia 25 de setembro.

Os alunos formaram uma roda, que contou com instrumentos musicais, como violão e tambor, e também canto e dança. Durante a apresentação, foi usada a Língua Brasileira de Sinais (Libras) para apresentação da canção “Dias Melhores”, da banda Jota Quest.
Para a o professora, é importante que os surdos sejam incluídos na sociedade e, para tanto, as pessoas precisam conhecer Libras. “Nós já movimentamos as mãos o tempo todo, se esses movimentos se tornarem Libras, realmente os surdos vão se sentir inseridos na sociedade”, comenta.
Setembro é o mês mundial do surdo. O dia nacional é comemorado no dia 26, e o dia internacional do surdo e do orientador do surdo, no dia 30. Durante esse mês também é realizada a campanha “Setembro Azul”.
A aluna Marcia Rosa, do curso de Design de Moda, distribuiu lacinhos azuis, que simbolizam o mês, para os alunos que passavam pela cantina na hora do evento. “A pessoas não se aproximam do surdo porque não sabem conversar, mas ele também precisa de um momento de atenção’’, afirma.
A roda de música encerrou as atividades que a professora Maria Angela desenvolveu com os alunos durante o mês de Setembro.

Laços Azuis foram distribuídos para os alunos

Texto e fotos: Sara Fonseca/AgênciaJor