Estudantes realizam o “Bio na Rua”

Em parceria com o Coaves (Clube de Observadores de Aves de Sorocaba), os estudantes do curso de Biologia da Universidade de Sorocaba (Uniso) realizaram o evento “Bio na Rua”, celebrando o Dia do Biólogo. Com diversas atividades, como contação histórias e exposição de material botânico e zoológico, o evento foi aberto à comunidade e ocorreu no Parque Natural Chico Mendes, no dia 3 de setembro, das 9h às 15h.
O “Bio na Rua” foi realizado com o intuito de ampliar a visão da população sobre o campo da Biologia, mostrando a diversidade de animais e plantas da região, que muitas vezes passa despercebida. “A gente quer mostrar o leque de oportunidades que um Biólogo tem na profissão. E, na comunidade, queremos incentivar as pessoas a se interessar mais pelo meio ambiente e pelos animais, para que tenham consciência de como a natureza é complexa e interessante”, comenta Orlando Bozzoni Vettorazzo, 25, estudante de Biologia e um dos organizadores do evento.
 Filho de Rafael Abelaneda participando do Bio na Rua
Para o Professor Thiago Marques, a autonomia dos alunos frente à organização do evento representa um aspecto importante na sua formação. “Quanto mais conseguirem se organizar academicamente, ou seja, ter esse tipo de iniciativa e trabalhar nela, maior o crescimento pessoal e profissional”, afirma.
Rafael Abelaneda, 36, enfermeiro, soube do evento pelo jornal e decidiu participar com a esposa e filhos. “É interessante a inclusão das crianças. Nós somos da área da saúde e interessados no tema. Vivemos muito isso em casa e o nosso filho brinca que vai ser um biólogo, por gostar dos animais e da natureza”, comenta Rafael.
“É uma profissão pouco divulgada, e quando se pensa em Biologia, a ideia é que a gente está só no meio do mato, e não é bem assim, há muitas atividades envolvidas. Estamos tanto na área ambiental quanto na da saúde”, finaliza Hellen Caroline dos Santos, 26, do terceiro semestre.
O “Bio na Rua” abriu a primeira Semana de Biologia da Uniso, organizada pelos alunos. O evento teve palestras e minicursos que abordaram as áreas de atuação do profissional de Biologia, e aconteceu entre os dias 4 e 6 de setembro.
 Inclusão das crianças nas atividades desenvolvidas

Texto e fotos: Pâmela Ramos/AgênciaJor