Aprendendo a contar histórias

As cantigas nas narrativas, acompanhadas de violão, foram tema de uma das aulas do curso livre A arte de contar histórias, oferecido pela Universidade de Sorocaba (Uniso) e ministrado pela professora Monisa Maciel. A aula aconteceu no dia 26 de agosto
O curso tem como objetivo apresentar as técnicas de contação de histórias, mas principalmente ensinar a importância da oralidade. “É necessário que os cursistas aprendam a importância de repassar, contar a história com seriedade e compromisso com o texto, utilizando a ludicidade para que a criança possa se encantar com a roda de conto de histórias”, comenta Monisa.
Instrumentos e objetos utilizados durante a contação das histórias

Ainda de acordo com a professora, é de extrema importância o contato com esse mundo, para que a criança tenha uma infância mais saudável, com acesso à cultura, ao brincar, ao movimento. “Adoro tecnologia, mas podemos ver que hoje estamos em busca do equilíbrio, e é importante mostrarmos essa possibilidade por meio das narrativas. Podemos inserir as brincadeiras de mão, brincadeiras folclóricas, trazendo uma infância de qualidade”, acrescenta.

Um dos momentos mais animados é marcado pela ciranda, que utiliza como recurso lúdico uma grande saia colorida, em torno da qual acontecem os cânticos. A saia é apresentada durante algumas aulas e encontros, com a finalidade de fazer o resgate da tradição das cirandas, segundo a professora. “Hoje, as crianças cantam músicas populares, contemporâneas e, às vezes, não têm acesso as cantigas, conhecendo apenas uma ou outra. A saia é uma forma de apresentar o maior número de cantigas possíveis, fazendo disso uma grande brincadeira”, diz.
O encontro reuniu professores, estudantes de Pedagogia e de outras áreas afins. Um dos cursistas, Celso Leuzinger, de 64 anos, conta que não é a primeira vez que participa. “Esse é o terceiro curso de contação de histórias que faço. O meu maior interesse é sempre aumentar o conhecimento e passar para os alunos”, conta Leuzinger.
 Participantes do curso e a professora, ao centro
Para Vanessa Raimann, que é professora do pré-escolar e do Ensino Fundamental e Médio, a música tem grande importância dentro da contação de histórias. “Para os alunos do fundamental, eu envolvo uma música que remete à história. Por exemplo, nas histórias do folclore, eu conto as lendas e trago músicas referentes a elas”, explica.
Ainda segunda Vanessa, é uma das formas de desenvolvimento da imaginação, pois, em determinados momentos da história, as crianças podem inventar uma continuação. “Gosto de trabalhar assim, eles ficam muito contentes na hora do contação de histórias. Quando eu junto o conto com a música, trabalhamos coisas que as crianças vão aprender nas próximas fases, como a matemática com o tempo da música, a língua portuguesa que envolve a letra da canção, e assim por diante”, ressalta.
A arte de contar histórias é um curso oferecido para estudantes de Letras, Pedagogia e aberto para demais pessoas interessadas pelo universo da narrativa, afinal, segundo Monisa Maciel, “todos somos contadores de histórias”.
 Professora Monisa Maciel contando uma hisória
Texto e fotos: Aline Ferreira/AgênciaJor