Pintura impressionista inspira exposição de estudantes de Moda

Uma exposição fotográfica, organizada pelos alunos do primeiro semestre do curso de Moda, da Universidade de Sorocaba (Uniso), reproduziu cenas de quadros impressionistas, recriadas com detalhes contemporâneos. Norteada pela questão de como uma pintura do século XIX poderia ser vista atualmente, a exposição foi realizada no dia 10 de maio, na área livre entre os Blocos A e B da Cidade Universitária.
  Alunos visitando a exposição
A exposição foi idealizada pela professora Laura M. de Mattos Anacleto, na disciplina Conexões entre corpo, arte e moda.  A professora conta que os alunos escolheram a Uniso como cenário, modificando a referência do lugar e do tempo presentes nas obras a partir de técnicas que melhor se aplicasse às imagens. “Pedi para que procurassem uma obra de arte do período impressionista e fizessem a conexão do corpo nela retratado com a atualidade”.
Mainny Rodrigues da Silva, 17, explica que em “A família Monet no jardim”, de Claude Monet, o homem cuidando das flores foi substituído, na fotografia, por uma mulher, remetendo à questão de que na atualidade ela realiza trabalhos que antes eram considerados masculinos.
A aluna do primeiro semestre do curso de Moda, Kamila Ap. Ferreira Santana, 25, conta a ideia foi usar a mesma base, porém trazer algum detalhe contemporâneo. “Moda não é somente o aspecto da roupa, é também a questão artística das obras, da história”, diz a estudante.
 Douglas R. Romeu, aluno de Psicologia da Uniso foi convidado pelas alunas do curso de Moda para ver a exposição. “É importante quando a gente conecta o passado com o presente e expõe toda a materialidade histórica”, afirma.
 Alunas do curso de Moda
Fotos e Textos: Camila de Salles