Curso de Gestão de Equinocultura realiza Café com Prosa

Em homenagem ao professor Raul Sampaio de Almeida Prado, que lecionou no curso de Gestão Equinocultura da Universidade de Sorocaba (Uniso), o evento Café com Prosa promoveu um encontro com o tema “Cavalo: mais que uma profissão, uma filosofia de vida”, com a finalidade de debater as oportunidades na área. O evento ocorreu no dia 16 de maio, na Universidade do Cavalo, e foi aberto a alunos e ex-alunos do curso.
As palestras e debates no Café com Prosa, realizado há cinco anos, e buscam complementar o conteúdo abordado em sala de aula. Neste ano, o convidado foi ex-professor, que sofreu um AVC em 2015 e voltou à Universidade do Cavalo para relatar como vê a profissão hoje, já que pratica a equoterapia para se recuperar.
Os alunos e professores fizeram uma homenagem surpresa, com vídeos de depoimentos de ex-alunos de diversas partes do Brasil e do mundo.
Homenagem de ex-alunos por meio de videos
Segundo Raul, a homenagem inesperada o deixou muito contente, ao ver o carinho dos alunos e professores. “Fico muito emocionado, porque, quando você sofre um acidente como este, se afasta das atividades e tem medo de ser esquecido. Quando vejo algo assim, que as pessoas me querem bem, fico muito feliz”.
Claúdia Leschonski, docente do curso de Gestão de Equinocultura e de Medicina Veterinária, conta que o relato do professor Raul traz um novo olhar sobre a vida. “Achamos que somos jovens para sempre, que temos muito tempo e que todas as oportunidades se repetem, como se fôssemos imortais. E essa história que o Raul compartilhou conosco, de uma maneira tão corajosa e bonita, mostra que temos que valorizar o momento presente e o máximo de cada oportunidade”.
O estudante Eudes José dos Santos, 21, conta que Raul sempre foi amigo dos alunos e que todos têm um carinho muito grande por ele. A palestra trouxe ensinamentos importantes para sua formação. “Em cada dificuldade, sempre tem uma oportunidade. Nós precisamos ter força de vontade e nunca desanimar, pois o tempo ruim vai passar, é só uma fase”.
Encerrando o evento, o professor Paulo José Sanches, Coordenador de Gestão de Equinocultura, ressaltou que a experiência relatada mostrou as várias faces da profissão, “A Equinocultura pode estar relacionada aos negócios e também à recuperação”.
 Professor Raul ministrando a palestra Café com Prosa

Texto e Fotos: Pâmela Ramos/AgênciaJor