Professores e alunos da Uniso aproximam ciência e campo em projeto de apoio agrícola
Iniciativa tem como objetivo conectar a comunidade a pesquisadores e atuar na preservação de plantas e abelhas nativas sem ferrão
Por Maria Clara Russini e Kauã Bueno (Agência Focas – Jornalismo Uniso)

Um grupo de estudantes e professores da Universidade de Sorocaba (Uniso) está transformando o jeito de levar conhecimento técnico ao campo, por meio do projeto de extensão Uniso Crop Care Service (UCCS). O projeto oferece de forma gratuita e online serviços de suporte a produtores rurais e profissionais da agronomia, auxiliando no controle de pragas e doenças nas plantações, usando métodos biodegradáveis e não tóxicos para o combate de pragas.
O atendimento é feito de forma online. Os interessados enviam fotos, vídeos ou áudios explicando o problema agrícola por meio de um formulário. Com essas informações, a equipe do UCCS realiza um diagnóstico presuntivo. Quando necessário, pode ser solicitado o envio de amostras para um diagnóstico mais preciso. Em seguida, são oferecidas sugestões técnicas para o manejo da situação.
Usando dos conhecimentos em prol da comunidade, o projeto além de oferecer auxílio a produtores agrícolas de forma simples, atua também na preservação das abelhas nativas sem ferrão, que enfrentam risco crescente de extinção devido a diversas causas, incluindo perda de habitat natural, uso de agrotóxicos e mudanças climáticas. A ideia surgiu após a apresentação de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de alunos da Engenharia Agronômica cujo foco eram as abelhas nativas sem ferrão e a importância da preservação da espécie.
Heitor Zochio Fisher, professor do curso de Ciências Biológicas, Mestre em Entomologia e Doutor em Zoologia, é um dos fundadores do projeto. Ele fala sobre o manejo de plantas nativas que estão presentes no campus cidade universitária Professor Aldo Vannucchi e sobre o jardim que atualmente serve como alimento e ajuda na polinização das abelhas nativas sem ferrão. “Depois do TCC do aluno da engenharia, ele trouxe aqui para o projeto caixas onde as abelhas ficam, e como sou entomólogo, me propus a cuidar delas. Daí surgiu à ideia de começar a montar um jardim que servisse de alimento, tentando sempre dar o melhor espaço para elas”, conta o professor.
O jardim fica no Núcleo de Estudos Ambientais (NEAS), dentro da cidade universitária da Uniso, onde o projeto ganhou mais autonomia por conta do espaço. Contando com o crescimento de plantas como a lavanda, o manejo do jardim fica por conta também de alunos do curso de biologia, para um trabalho de finalização de semestre, chamado de Projeto Integrador.
A finalidade é criar experiências e mostrar situações que os estudantes vão acabar enfrentando durante a profissão, sempre com a supervisão de algum dos professores do corpo docente.
Outra atividade presente no UCCS é o estágio obrigatório oferecido dentro do projeto com o objetivo de atrair os alunos para pesquisas, criando um espaço com experiências e integrando estudantes e pesquisadores nos mesmos trabalhos.
Francisco Sanches Neto, estudante do sétimo semestre do curso de biologia, conta como é o processo de estágio e suas atividades. “A gente mexe com as plantas e mudas dentro da estufa, limpa os tubetes e dependendo também fazemos plantio, é muito divertido, adquirimos experiência a todo instante. Andamos pelo NEAS, conferindo se está tudo ok, sempre com o objetivo de preservar os canteiros.”
O projeto reforça o compromisso da universidade com a extensão e o papel social da ciência, contribuindo com a sustentabilidade da agricultura local, e conectando a comunidade a atividades oferecidas dentro da universidade.
Para contato, a rede social do projeto é @uniso_crop_care_service no instagram ou por e-mail: ucopccareservice@gmail.com.