Exposição de autorretratos explora linguagem fotográfica

O potencial comunicativo da fotografia é objeto de um trabalho fotográfico de alunos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas da Universidade de Sorocaba (Uniso). Foram produzidos autorretratos, a partir de objetos pessoais, e criada uma frase que representasse cada autor. O resultado pode ser conferido em uma exposição, instalada no térreo do Bloco B, Cidade Universitária.
O trabalho foi desenvolvido no componente Linguagem Fotográfica, ministrado pelo professor José Ferreira Neto. “A ideia era utilizar a representação visual como uma possibilidade de comunicação”, afirma.
 A aluna Gabriela Yabiko teve a ideia de expor o trabalho
Segundo o professor, os autorretratos foram expostos para a classe e as frases correspondentes foram distribuídas entre alunos, que tinham que descobrir a que imagem pertenciam e quem eram os autores das fotos.  “Às vezes, você conversa com a pessoa que está do seu lado e não sabe do que ela gosta. Por meio dessa dinâmica, muitos alunos descobriram curiosidades sobre seus colegas de sala que não imaginavam. Foi uma experiência muito rica”, conta, empolgado, o professor.
A ideia de expor esses trabalhos surgiu da aluna Gabriela Yabiko, 17, do 1º semestre do curso de Publicidade e Propaganda, que participou da atividade. Ela gostou tanto da experiência que não achou justo que o trabalho ficasse apenas dentro da sala de aula. “Foi um trabalho muito legal. Expor a personalidade das pessoas é algo difícil, falar sobre nós também, então, a foto facilitou bastante. Estou muito satisfeita, é gratificante saber que outras pessoas irão ver e admirar o que a gente fez”, afirma a aluna.
 Um dos trabalhos desenvolvidos  e que pode ser visto na exposição
Texto: Melissa Regina/AgênciaJor
Fotos: Gabriel Rosa/AgênciaJor