Alunos do curso de Relações Públicas da Uniso promove evento no Lar São Vicente de Paulo

Os alunos do terceiro semestre de Relações Públicas realizaram o evento “RP em ação- 10 anos”. A comemoração aconteceu dia 9 de abril, das 14h às 17h, no Lar São Vicente de Paulo, em Sorocaba.
A primeira edição do evento, como parte do “trote solidário”, também ocorreu no Lar São Vicente de Paulo há dez anos, partindo daí a escolha da mesma instituição para comemorar a ação.
Os idosos que lá residem foram contemplados com um café da tarde, bingo, música ao vivo com Gustavo Peres, da banda Los Tikanos, e um cantinho de beleza onde havia cabelereiros, esteticista e manicures, que se disponibilizaram como voluntários e ofereceram um dia de cuidados especiais para eles.  Houve também arrecadações de fraldas e alimentos.
O professor de Relações Públicas Fábio Mascarenhas, que esteve na primeira edição realizada, explica a importância de os alunos poderem produzir um evento como esse. “Os estudantes puderam por em prática a organização de eventos, arrecadação, e montar um planejamento, ter responsabilidades e distribui-las, porque é muito provável que eles vão enfrentar isso em sua rotina diária do mercado de trabalho. E isso é uma prática social permeada por aquilo que tem de mais bonito no ser humano, que é você poder transmitir carinho, amor, e nada melhor do que uma instituição como essa, um asilo que abriga em torno de 100 idosos.”
 Mesa do café da tarde oferecido pelos alunos
Os alunos do curso se mostraram satisfeitos com o resultado e isso pode alimentar ainda mais a admiração pela profissão escolhida, conforme explica Renan Machado, 19, estudante de Relações Públicas. “É bom porque a gente pode usar as técnicas que aprende na faculdade, isso tudo vai me ajudar no futuro. Vou ter uma base para produzir de uma maneira que dê certo. Como cidadão, me sinto parte de Sorocaba, na verdade sou de Ribeirão branco, mas participando do evento é como se eu fosse daqui. Vejo essas pessoas com um sorriso no rosto e é muito gratificante”.
Trabalho em equipe e união foram essenciais para o sucesso do evento. Gabriel Luvizotto, 19, estudante de Relações Públicas, fala de como a experiência o afetou. “ A satisfação é muito grande, porque estamos começando, e já fazer esse projeto com idosos gera para nós o sentimento de gratidão”.
 Moradoras do Lar São Vicente de Paulo
A esteticista Joceline Soares da Silva e o barbeiro Douglas dos Santos, da WM Vintage Club, se dispuseram a prestar serviços como voluntários. Joceline comenta a importância de promoverem projetos como esse entre os estudantes para a comunidade. “Acho que toda faculdade deveria fazer mais eventos assim, para os alunos ficarem mais perto deles. Muitos foram abandonados pela família e ficam esperando os filhos visitar, então, nós viemos para ver se eles ficam alegres e se distraem”.
Douglas dos Santos conta que é a primeira vez que participa de um trabalho como esse e relata que ficou muito contente. “Todo mundo gosta de cuidados e não custa nada doar tempo para pessoas que nem sempre tem acesso a esse tipo de serviço”. E comentou a respeito do trabalho dos alunos no evento. “Tem que ter pessoas com mais vontade assim como eles, acredito que assim o mundo iria melhorar”, finaliza Douglas.
Os idosos puderam contar histórias e suas vivências aos mais jovens.  José Sales do Amaral, 71, que mora há um ano e três meses no asilo, ganhou três vezes o jogo do bingo e conta como foi participar do evento. “É um divertimento para nós, tem música boa para a gente se distrair. Nós ficamos muito felizes”.
Maria Benedita Arruda Silva, 72, vive há dois anos no asilo, para ela, essa ação possibilita conversar com mais pessoas. “Eu acho que os jovens deveriam vir sempre, nós, velhos, gostamos deles”.
“Em relação ao dia de hoje, o que fala mais alto é você parar para pensar um pouco no outro. Eu acho muito simples a gente doar dinheiro, comprar rifas e outras coisas, mas quando você doa o tempo, esse tempo tem um valor maior”, conclui Fabio Mascarenhas.
 Maria Benedita Arruda, moradora do asilo

Texto: Pâmela Ramos/AgênciaJor