Alunos católicos da Uniso fazem jejum na Quaresma

Quaresma é o período de 40 dias que antecedem a principal celebração da Igreja Católica, a Páscoa. Ela começa na quarta-feira de cinzas e termina no Sábado Santo ou de Aleluia, anterior ao Domingo de Páscoa. Durante esses dias que precedem a Semana Santa e a Páscoa, os cristãos dedicam-se à reflexão e à conversão espiritual, e se recolhem em oração e penitência.
Para aluna do quinto semestre de jornalismo da Uniso, Maria Luíza Martins (19), que faz a Quaresma desde pequena conta que nunca foi algo tão difícil como a atual. ‘’Quando era criança eu tirava sempre alguma coisa que achava que fazia em excesso e não fazia bem pra mim e, esse ano, decidi fazer jejum de carne vermelha nas quartas e sextas feiras’’, afirma ela.
Hoje, a maioria dos jovens que fazem a Quaresma vem de famílias católicas, assim como a aluna Maria Luíza. O estudante do quinto semestre de Filosofia da Uniso e seminarista Bruno Henrique Franchin (22), comenta que ele e sua família fazem as penitências, entre elas o jejum de carne, disse Bruno.
O jejum é estabelecido para a Quarta-feira de Cinzas e a Sexta-feira da Paixão. Muitos aproveitam este período para fazer uma dieta saudável para o corpo e para a alma, o que não é a razão dessas práticas espirituais. Alguns escolhem como privar-se das guloseimas. Os que abusam do álcool também podem evitar o consumo exagerado. O mesmo com o cigarro.
Franchin disse que, nesse ano, além da abstinência de carne, está fazendo outras penitências, “abdicando de ouvir música e, com isso, escutar mais a Deus como também os seus projetos. Também deixei minha barba crescer, como forma de deixar a vaidade de lado, para que Cristo possa ser mais importante na minha vida, e, por último, dedicando tempo a mais orações, que são o verdadeiro escudo do cristão’’, explicou.
Texto: Maria Verônica/AgênciaJor
Foto: Site DIvulgação