Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio
Por Beatriz Lippi (Agência Focas – Jornalismo Uniso)
10 de setembro marca o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, data que integra a campanha Setembro Amarelo, dedicada à conscientização sobre a saúde mental e à valorização da vida. Essa data foi criada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), com o intuito de estimular o diálogo sobre o assunto e incentivar a busca por ajuda.
Segundo dados da OMS, mais de 700 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos, sendo a quarta principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. No Brasil, o movimento Setembro Amarelo é liderado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), com diversas ações de orientação à população.
A Agência Focas publica uma série de matérias sobre o Setembro Amarelo, ao longo deste mês. A produção é assinada pela aluna de Jornalismo Ana Torres e já tem um texto disponível para leitura: https://focas.uniso.br/index.php/2025/09/04/por-que-os-governos-nao-deveriam-tratar-a-depressao-como-uma-doenca-fisiologica-mas-um-problema-economico-e-social/ A próxima publicação está prevista para amanhã.
Serviço
Em caso de necessidade, é possível buscar atendimento nos serviços de saúde ou entrar em contato pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), disponível 24 horas pelo telefone 188 ou pelo site www.cvv.org.br.