Jornalismojornalismo onlineSorocabaUniso

Sonhos Perdidos

Por Óliver Franzon Pinto (Agência Focas – Jornalismo Uniso)

Livro Longe do ninho: Uma investigação do incêndio que deu fim ao sonho de dez jovens promessas do Flamengo de se tornarem ídolos no país do futebol, escrito por Daniela Arbex

O livro Longe do ninho: Uma investigação do incêndio que deu fim ao sonho de dez jovens promessas do Flamengo de se tornarem ídolos no país do futebol, da jornalista e documentarista Daniela Arbex, foi publicado em 2024, pela Editora Intrínseca, e é um livro reportagem que aborda a história do incêndio ocorrido em 2019 no alojamento de base do Clube de Regatas do Flamengo.

A obra é muito factual e conta a história dos eventos detalhadamente. A autora conta a história dos meninos que perderam a vida no incêndio, mostra o contato que tinham com suas famílias e com o futebol, e conta também como foi a noite onde os seus sonhos viraram cinzas.

Um ponto que achei ótimo no livro é como a autora consegue trazer a emoção e a dor sentida pelas famílias dos atletas mortos para as palavras. No capítulo 6, onde é descrito o incêndio no alojamento e a morte dos jovens da base do Flamengo, os detalhes são precisos e pesam a leitura, mas sem cortar a vontade de continuar lendo, saber que tudo aquilo aconteceu e que todo o desespero das famílias foi real traz uma sensação de impotência ao leitor.

Em minha visão, o capítulo 7, que aborda os enterros dos jogadores, é o mais carregado emocionalmente. Como exemplo, posso citar a história do goleiro Bernardo, de 15 anos, natural de Indaial-SC.

O pai do jovem goleiro, Darlei, não estava conseguindo transportar o corpo de seu filho de volta para Santa Catarina, e o Flamengo não o estava apoiando na busca de soluções. Ele então alugou um jatinho particular para levar seu filho de volta para Indaial, cobrando os custos de serviço do Flamengo após isso. O que me tocou na história foi o pensamento que Darlei tem enquanto está a bordo do jatinho com o caixão lacrado de seu filho, “O sonho do Bernardo era andar de jatinho”, um verdadeiro tapa na cara do leitor, um sonho perdido que não volta mais.

O livro aborda um tema bem pesado, então não o recomendo para pessoas que se sensibilizam facilmente. Porém, é um tema necessário, os diretores do Flamengo erraram em deixar o alojamento em condições precárias de manutenção, o que causou o incêndio. E isso precisa ser relembrado, para que nenhuma outra mãe ou pai precise enterrar seu filho por conta de uma tragédia que poderia ser evitada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *