Maio Amarelo: Representante da Urbes conscientiza sobre segurança no trânsito

Visando à ampliação da campanha e ação conjunta Maio Amarelo, que busca a conscientização das pessoas para um trânsito mais seguro, uma palestra foi realizada na Cidade Universitária da Uniso com a presença do agente de trânsito Pietro Francisco Mazzulli, representante da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Social de Sorocaba (Urbes). O evento foi realizado no período noturno para funcionários, alunos e professores e teve como tema principal a segurança e educação no trânsito cotidiano.
Pietro comenta que os acidentes podem ter inúmeras causas, mas todas elas podem ser prevenidas se os motoristas e pedestres respeitarem mutuamente o trânsito. “Muitas são as causas dos acidentes envolvendo veículos: seja algo mecânico no carro, alguma imprudência da parte do motorista ou até mesmo do pedestre. Porém, todos os acidentes podem ser evitados”, explicou. “A pessoa deve apenas ser consciente no trânsito e jamais, por exemplo, atravessar no sinal proibido, passar nos sinais vermelhos ou cortar pela direita simplesmente para chegar mais rápido ao destino”.
Além disso, o representante da Urbes afirmou que as escolas que formam motoristas atualmente não dão a experiência necessária para a pessoa dirigir livremente em todas as ruas do Brasil. “Deve haver um entendimento no trânsito e uma maior experiência no volante para poder dirigir em todo o território nacional. Entretanto, os centros de formação de condutores não proporcionam toda essa experiência ao aluno através apenas de simuladores e algumas aulas teóricas e práticas”.
Mazzulli diz, também, que o motorista deve estar atento e de acordo com as leis de trânsito em qualquer situação, independente das condições de clima ou da pista. “Na realidade, condições ideais nunca existem. Neblina, chuva e o estado das pistas são fatores que interferem na direção do motorista. Por isso, deve-se sempre dirigir com prudência a todo momento e utilizar o cinto de segurança sempre, nos bancos da frente e de trás, pois isso pode salvar uma vida”, finalizou.

Laços amarelos

O Movimento “Maio Amarelo” visa chamar a atenção para o alto número de mortos e feridos no trânsito. Mediante a participação do Poder Público e sociedade civil, o Movimento tem a finalidade de promover ações de conscientização, para que se reverta o grave quadro atual. A Fundação Dom Aguirre aderiu ao momento e tem promovido ações na Universidade de Sorocaba e no Colégio Dom Aguirre. Além de palestras, estão sendo distribuídos laços amarelos com o objetivo de conscientizar e chamar a atenção sobre os temas abordados.
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), os acidentes de trânsito estão entre as principais causas de morte no mundo, resultando em 1,25 milhão de vítimas por ano, especialmente em países pobres. O Brasil, segundo a ONU, tem o maior número de mortes no trânsito por habitante na América do Sul. Em 2013, foram registradas 41 mil vítimas.
____________________________
Texto e fotos: Claudio Mascaro Junior, Agência JOR/Uniso