Aluno do Ensino Médio cria aplicativo para a economia de combustível

Michel Siqueira, criador do aplicativo Etanol X Combustível

Os aplicativos estão em alta no momento, facilitando a vida de todos que usam, e isso tem se mostrado um mercado promissor para quem sabe criar. O estudante Michel Siqueira, 17, do 3° ano do Ensino Médio do Colégio Dom Aguirre, criou um aplicativo para calcular qual o melhor custo-benefício na hora de abastecer o carro. O uso é bem simples, ao chegar no posto de combustível é só falar para o aplicativo o valor do etanol e da gasolina e ele responde qual é o mais vantajoso no momento.

A ideia surgiu durante as de química, quando o professor Samir Apaz apresentou a razão matemática de eficiência energética. Em uma semana, Michel programou o aplicativo “Etanol X Gasolina”, pois já tinha base para a programação. Para o estudante, o objetivo do aplicativo é a economia. “Os motoristas precisam de um auxílio na hora de economizar, principalmente, nesse tempo de crise financeira no país”.

Samir Apaz, professor de quimica do colégio Dom Aguirre.

Michel faz jogos de celulares e aplicativos para o sistema operacional android. Novo aplicativo foi desenvolvido em uma linguagem de programação que traduz fala em texto, que o estudante afirma ter aprendido tudo pela internet, já a parte técnica ele fez sozinho. Pretende seguir, após o colégio, em algum curso de Engenharia ou Ciência da Computação. A família incentiva para continuar no ramo.

Para o professor Apaz, a ideia é interessante, pois o consumidor não precisa saber da relação energética dos combustíveis, apenas o preço. “Por ser algo difícil de calcular, é muito útil para a sociedade. Com o aplicativo, qualquer pessoa conseguiria calcular o melhor valor do combustível para se usar.” Para descobrir o que é mais vantajoso no momento, o professor explica que basta dividir o valor do litro de etanol pelo valor do litro da gasolina. Caso o resultado seja igual ou inferior a 0,7, a vantagem é do etanol, e resultados superiores a 0,7 indicam que vale mais a pena abastecer com gasolina.

O aplicativo, gratuito, já está disponível pela Playstore, para o sistema operacional Android.

Texto e Fotos: Luis Gustavo Adabro (AgênciaJor/Uniso)