Jornalismojornalismo onlineSorocabaUniso

Chá das Rosas: evento promove a importância do acolhimento às pacientes oncológicas

Tapete vermelho e muitos tons de rosa. Pacientes oncológicas têm evento dedicado ao apoio de suas trajetórias e a importância de compartilhar superações e vivências

Por Sabrina Alves (Agência Focas – Jornalismo Uniso)

Foto: Maria Eduarda de Souza Lima

A luta e a superação foram motivo de celebração no evento Chá das Rosas, ação beneficente que valoriza a vida e a autoestima de mulheres que já lutaram ou lutam contra o câncer de mama. Na última quinta-feira, 23/10, o Sorocaba Clube abriu as portas para o projeto mensal da Secretaria da Mulher (Semul), que, nesta edição, se organizou em torno de um desfile em homenagem às pacientes oncológicas e ao Outubro Rosa, mês dedicado ao cuidado e à prevenção ao câncer de mama.

O evento contou com a participação de pacientes e profissionais da saúde que participaram do desfile, de sorteios e de homenagens. As convidadas tiveram direito a brindes, música clássica e vestidos de gala, que foram fornecidos por patrocinadores da celebração. Foram sorteados kits de autocuidado, prótese areolar, entre outros brindes, além da entrega de exames de mamografia.

O Chá das Rosas é um dos vários projetos criados pela Secretaria da Mulher de Sorocaba e começou em abril deste ano. Desde então, ele é realizado mensalmente em várias regiões da cidade, assim levando amor e acolhimento para cada vez mais pessoas. 
A secretaria, inaugurada em março de 2025, conta atualmente com 12 colaboradoras dedicadas a projetos em que mais de 10 mil mulheres na cidade já foram atendidas. O grupo vem criando programas voltados ao bem-estar e ao empoderamento feminino. “Eu sinto a urgência de cuidar dessas mulheres, assim como sinto a urgência de fazer acontecer”, diz Rosângela Perecini, secretária da mulher de Sorocaba.

Mais projetos

Foto: Divulgação

A Expo Mulheres empreendedoras é uma feira de exposições com intuito de ajudar mulheres com o perfil empreendedor, impulsionar a independência financeira e divulgar trabalhos que se adequem às rotinas, considerando as mulheres que têm filhos.

Foto: Divulgação

O Projeto Pérolas é uma ação, realizada por meio de rodas de conversas e oficinas terapêuticas, voltada para o acolhimento e apoio a mulheres que passaram pelo luto materno, gestacional ou neonatal.

Outros projetos estão em projeção. Segundo Rosangela, o “Namoro Legal”, por exemplo, será um programa voltado à educação de adolescentes nas escolas. A ideia é trabalhar os limites do respeito ao outro e ajudar na identificação de abusos em relacionamentos que, por vezes, passam despercebidos.

Já o projeto “Conecta elas” tem por objetivo a doação de aparelhos de telefone para mulheres vítimas de violência. Segundo a Secretaria, a ideia é que mulheres em situação de vulnerabilidade, com medidas protetivas emitidas pelo judiciário, recebam um aparelho doado pela população já com o aplicativo Protege Mulher instalado.

Link na expressão grifada: https://noticias.sorocaba.sp.gov.br/aplicativo-de-medida-protetiva-passa-a-se-chamar-protege-mulher/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *