Produtos e equipamentos são apresentados na Semana de Estética e Bem Estar

Por meio de parcerias com empresas locais e da capital, o curso de Estética e Cosmética da Universidade de Sorocaba busca oferecer aos alunos o aprendizado necessário para se destacarem no mercado de trabalho. Com esta finalidade, alunos e professores promovem a Semana de Estética e Bem Estar que teve continuidade nesta quarta-feira (11) com workshops das empresas parceiras Valmari e DGM.

Iniciando o evento, Renata Lamare, da Valmari, abordou um dos produtos da marca: o Ultra Oxy “C”- primeira vitamina “C” Nano encapsulada e Glocolic Peel Ácido Glicólico. Segundo ela, o produto busca a revitalização da pele, promovendo a uniformização do tom, a firmeza e age como um anti-idade. “Sempre devemos ficar atentos com os produtos ácidos. É importante sempre perguntar ao cliente se ele está sentido alguma irritabilidade na pele, se sim, deve-se retirar o produto, caso contrário, o produto deve agir por 2 minutos sob fricção do esteticista”, completa. A convidada ainda fez recomendações sobre os cuidados com a pele, e ressaltou o uso de protetor solar a cada três horas.
De acordo com o coordenador do curso, Pedro Zille, a Valmari é uma empresa que tem produtos diferenciados no mercado e que trabalha seriamente. Ele ainda aponta que o grande problema no segmento da estética são empresas que não têm o devido cuidado durante a produção e não seguem normas, principalmente, as da vigilância sanitária com relação à criação de produtos cosméticos.
Durante a manhã, os universitários também contaram com a palestra sobre Pressoterapia associada aos principais recursos eletroterápicos corporais, ministrada por Décio Geraldo Minalle, engenheiro eletrônico há 32 anos e diretor técnico da empresa DGM.
Ele apresentou a Pressoterapia como um novo recurso para tratamentos estéticos e explicou se tratar de um instrumento de compressão intermitente, que faz o trabalho de drenagem linfática mecânica por compressão e ativa a circulação linfática e venosa. Minalle também mostrou como o equipamento funciona, como é instalado, suas indicações e contraindicações, e, principalmente, como associar ele a outros métodos de tratamentos. “É um equipamento muito importante para o profissional de estética principalmente no que diz respeito à redução do trabalho de carga manual, como na dermoterapia, ultrassom, radiofrequência, massageamento e drenagem linfática. Esse recurso veio para minimizar esse trabalho e com isso reduzir as lesões do profissional, e também, aumentar a eficácia do tratamento”, afirma.
Zille também notabilizou a importância da palestra e o objetivo de oferecer aos alunos treinamento e capacitação sobre os equipamentos. Segundo ele, na área da estética são importantes três componentes: os equipamentos e o auxilio dos mesmos, os produtos cosméticos e o esteticista. “O desenvolvimento tecnológico ajuda muito o profissional nos seus procedimentos, eles são os principais auxiliadores para se conseguir bons resultados e a satisfação dos clientes”, assegura.
Ainda de acordo com o coordenador, os alunos têm contato com esses equipamentos a partir do 2º semestre, com a matéria de Eletroterapia, em seguida, eles aprendem a utilizar os aparelhos e depois vão desenvolvendo todos os planos de tratamento, aplicando em cada caso o recurso mais indicado.
Para a aluna Fernanda Guimarães, do 6º semestre do curso de Estética e Cosmética, essa Semana é muito importante, pois capacita ainda mais o estudante para o mercado de trabalho, “além de aprender coisas novas também conseguimos conhecer novos equipamentos para a área e realizar network com os convidados”, elogia.

Texto: Rebeca Saroba, Agência JOR/Uniso
Foto: Giulia Vasovino, Agência JOR/Uniso