Alunos da Uniso experimentam ser “Fotojornalistas por um dia”

A Semana da Comunicação de 2015 da Universidade de Sorocaba contou com a presença de Fábio Rogério, fotojornalista do jornal Cruzeiro do Sul, na manhã dessa sexta-feira (30). Ele apresentou aos alunos do segundo semestre de Jornalismo a rotina de um profissional da área. “Fotojornalismo é tudo que você vive”, afirmou.
Com a exposição de slides, o repórter mostrou não apenas seu material, mas também o de seus alunos do curso gratuito que ministra na Biblioteca Comunitária do Parque das Laranjeiras, em Sorocaba. Fábio mantém uma empresa na qual recebe trabalhos fotojornalísticos e direciona aos ex-alunos que julga serem os mais capacitados para o que foi requisitado.
“Fiquei sabendo através do site do Cruzeiro e me inscrevi”, disse Gabriela Salazar, 22, aluna do segundo período de Jornalismo, presente na palestra. “Tivemos bastante aula prática. Na faculdade, era mais teoria. Me ajudou bastante e foi uma boa experiência”.
Fábio comentou sua rotina como fotojornalista factual e também em coberturas especi

ais. “Jornalista não tem hora. Você entra no serviço e não sabe quando vai sair”, falou, lembrando-se da estada no Rio de Janeiro para fotografar a passagem do Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude, em 2013.

Outro importante fator apontado em situações como essa foi a parceria entre a repórter e fotógrafo. “É uma equipe, tem que dialogar”. Devido credenciamento, bom senso e até um pouco de “cara de pau” são os pontos que Fábio julgou essenciais para um fotojornalista. “Tem que pensar rápido”.
O encerramento deu-se com uma atividade prática, na qual os alunos utilizaram as câmeras da Uniso e fotografaram sob orientação de Fábio. Ao final da experiência, as fotos foram observadas pelo profissional e os alunos receberam orientações e uma avaliação do que fizeram.
Texto: Bruna Emy Camargo, para Agência JOR/Uniso
Fotos: Giulia Vasovino, Agência JOR/Uniso e Professor Fernando Negrão Duarte