Curso de Jornalismo tem oficina sobre a produção de vídeos no portal Cruzeiro do Sul

Para a jornalista Simone Sanches, a informação está em todos os locais e disponível a qualquer hora e é tarefa do jornalista estar atento e preparado para oferecê-la ao público. Simone atua no jornal Cruzeiro do Sul, onde já foi colunista social e repórter, mas a partir deste ano está envolvida com a produção dos vídeos que são postados no portal. Em uma oficina dedicada aos alunos de Jornalismo da Uniso, nesta quinta-feira (29), ela expôs sua rotina e as práticas desta função.
Além dos meios de comunicação convencionais que permitem a recepção da informação pelo público, como o jornal impresso, o rádio e a televisão, segundo a jornalista, com o avanço da Internet, os sites e portais informativos e a ampliação das plataformas digitais, a TV Web se destaca como mais uma ferramenta importante para os jornalistas e para o público.
A palestrante apresentou aos alunos todo o processo da TV Web no portal do Cruzeiro

do Sul e compartilhou com os estudantes suas experiências nesse meio de informação. O procedimento de trabalho exige agilidade e domínio de conhecimento técnico, explica Simone, já que os jornalistas têm que editar, fotografar, gravar os vídeos para a redação, complementando a cobertura jornalística. Para ela, essa rotina garante uma certa adrenalina, mas também exige a atenção para que o vídeo esteja aliado à pauta e adequado ao público alvo.

Leonardo Vieira, aluno de Jornalismo, no 4º período da manhã, já participou de quatro oficinas durante a Semana da Comunicação, que termina nesta sexta-feira, dia 30, e considera o tema TV Web importante, já que os jornalistas precisam saber desempenhar várias funções. “Precisa aprender a editar e ter noção para fazer vídeos mais curtos, porque têm mais compartilhamentos, e para ter crescimento no jornal online”, avalia.
Texto Agência JOR/Uniso, colaborou Larissa Camargo
Fotos: Larissa Camargo (2º período JOR/Uniso)