Dicas de mercado em tecnologia da informação encerram Semana de Informática

O último dia de palestras da Semana de Informática da Universidade de Sorocaba, no período da manhã, foi marcado por um bate-papo e dicas. Renê José da Silva, gerente regional de tecnologia da informação da empresa Dimanos/Demanos, orientou os alunos que desejam entrar na área de TI e compartilhou suas experiências profissionais. Entre os assuntos, os tópicos mais comentados foram: A exigência para um técnico de TI no mercado, o conhecimento técnico, os desafios, e principalmente a comunicação.

“Podemos ver que ainda falta muita informação, as pessoas estão desligadas do mercado. Com a palestra os alunos recebem um choque de realidade, e começam a descobrir o que podem esperar ao sair da faculdade. O mercado procura uma pessoa que seja comunicativa, multitarefas, mesmo que seja dentro da área dela, mas que esteja disposta, que tenha boa vontade, queira crescer e busque inovar”, contou Renê.

Silmara Souza, gerente regional de Recursos Humanos da empresa Dimanos/Demanos, que acompanhou o palestrante, aproveitou para dar algumas dicas importantes para o novo profissional que queira ingressar no mercado: “O profissional de Tecnologia da informação que estamos buscando é uma atualização profissional voltada à comunicação. Não adianta se aprimorar só na parte técnica. Para nós, de recursos humanos, é muito bom achar uma pessoa esclarecida que vai se comunicar com todos os departamentos da empresa”.

Segundo o estudante de Jogos Digitais, Maurício Almeida de Moraes, “As palestras dessa semana abriram nossa mente e os olhos tanto para o mercado, quanto para o pessoal”. O coordenador dos cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação, Robinson Luz, completa, falando sobre a importância da Semana de Informática. “Profissionais diferentes trazem uma experiência que a gente não consegue transmitir. Hoje, por exemplo, acabamos de ouvir dois profissionais, um de RH e outro de TI, que transmitiram muitas coisas importantes para os alunos. Já é provado por todos os palestrantes que estiveram presentes, a importância da comunicação. Não basta só estudar o técnico, para uma empresa também é preciso buscar o lado humano, de compreensão”.

Emilene Garcia – AgênciaJor/Uniso