10ª Jornada de Gastronomia vai até o dia 15

O evento que está acontecendo esta semana na Uniso,

Tem trazido grandes nomes do mercado gastronômico.

Para aproximar estudantes de gastronomia e interessados na área, do mercado que em breve atuarão, a coordenação do curso realiza  a 10ª Jornada de Gastronomia. O início foi nesta segunda-feira (11). Abrindo a semana a Uniso os organizadores trouxeram a nutricionista Gláucia Fernandes Cândido, proprietária da empresa GF Nutri Consultoria, que explicou como funciona a Sous Vide, técnica de cozimento a vácuo que deve ser feito com toda precaução e com os equipamentos corretos.
Nutricionista Gláucia Fernandes não recomenda usar a técnica em casa

Durante a tarde, os máster chefes Orlando Giorda e Ana d’Andréa prenderam a atenção dos estudantes de gastronomia em uma “aula show” com o tema: “Itália: Gastronomia da Imigração italiana”. Cheios de simpatia ensinaram como fazer o típico pão ciabatta e suas variações, o risoto tradicional e mais algumas iguarias italianas da alta gastronomia. A “aula show” aconteceu no laboratório de confeitaria.
Máster Chefe Orlando Giorda e sua esposa a chefe Ana d’Andréa

Na terça-feira (12), o mestre cervejeiro Guilherme Martins Hoffmann esquentou a manhã fria com uma aula sobre todo o processo de preparo das cervejas artesanais e complementou sobre as marcas que vem fazendo sucesso na região sorocabana. Logo em seguida, filho e sócio de um dos fundadores da Padaria Real Carlos Alberto de Souza Filho, contou como tudo começou. Uma história de sucesso e união da família Souza, desde quando este empreendimento era apenas um armazém.
Cervejeiro ensina como  fazer uma cerveja artesanal

Carlos Alberto Filho não esconde que o segredo para o sucesso é amor

Durante a tarde, uma representante da empresa Leite Vanessa, falou sobre queijos e seus derivados, se aprofundando no preparo dos laticínios. E para finalizar, o diretor geral da Maison Bertin e sommelier Rodrigo Arjona Bertin explanou sobre o universo do vinho, a Enocultura e a Enogastromia, arte de harmonizar vinhos e alimentos em uma mesma refeição. No fim da palestra os estudantes tiveram uma experiência de degustação acompanhada com música que fechou o dia.

Rodrigo Arjona Bertim é diretor geral e sommelier da Maison Bertin

Os estudantes apreciaram vinho ao som de bossa nova

A Jornada de Gastronomia vai até o dia 15, confira a programação no site Uniso.br

Texto: Priscila Leal