IMAGEM NAS MÍDIAS Grupo de pesquisa discute conceito de “remix”

O grupo de pesquisa “Imagem nas Mídias” (GPIM), do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba, realizou, na última segunda-feira (13), o quarto encontro com a palestra “A estética da prática ‘remix’ no cenário imagético digital”, ministrada pelo professor Randolph de Souza.

Souza abordou conceitos de apropriação, recombinação, releitura, paródia e os quesitos de autoria que permeiam estes temas, desde os antecedentes na história da arte. Além do impacto do remix no espírito colaborativo na mídia, através da utilização e releitura de vários materiais para a construção de um só projeto, o professor apresentou novos conceitos que o atual cenário midiático causa, como o triunfo da ideia sobre a criação e a construção do conhecimento a partir de conceitos prévios.

Coordenado pela professora doutora Maria Ogécia Drigo, o GPIM é aberto a estudantes, professores, pesquisadores e ao público, com encontros mensais que têm como objetivo o estudo das imagens veiculadas nas mídias, com ênfase na produção de sentidos em processos e produtos midiáticos e sua aplicação no desenvolvimento de metodologias de pesquisa em comunicação que envolvem imagens.

Leonardo Moraes (AgenciaJor/Uniso)