ASI promove encontro com estudantes de Jornalismo

O ator Yunes Chami caracterizado como Aimeleque, em Rei Davi, produção da TV Record.

A Associação Sorocabana de Imprensa (ASI) promove, em parceria com o curso de Jornalismo da Universidade de Sorocaba (Uniso), a Semana de Jornalismo ASI/UNISO, nos próximos dias 29 e 30 e em 2 e 3 maio, no Campus Cidade Universitária.

Segundo o presidente da ASI, Fernando Negrão Duarte, também professor nos cursos de Comunicação Social da Uniso, o encontro é uma tradição entre as duas instituições e objetiva proporcionar o debate entre profissionais da área e os alunos de Jornalismo.

Para essa edição, a ASI leva à universidade a jornalista Carmem Amorim, na próxima segunda, 29, às 8h e às 19h30min, no Auditório Central, com a palestra “Documentário X reportagem especial para TV”. Carmem atuou como repórter durante 25 anos nas principais emissoras do país, como TV Globo, TV Manchete, SBT, Record e TV Cultura, além de ter sido correspondente no Brasil da emissora norte-americana, CBS Telenotícias. Atualmente, é diretora da Oficina de TV, onde ministra cursos de media training para executivos e treinamento de repórteres e estudantes de jornalismo.

Na terça-feira, 30, também em dois horários, às 8h, no Auditório do Bloco C, e às 19h30min, no Auditório Central, a jornalista Renata Costa Silva Campos aborda o tema “A comunicação corporativa”. Graduada pela Uniso, Renata trabalha há seis anos na Schaeffler, que reúne as marcas INA, FAG e LuK, como coordenadora de comunicação para a América do Sul, sendo responsável por nove áreas: Imprensa, Relações Públicas, Comunicação Interna, Comunicação Institucional, Memorial, Sites, Intranet, Eventos Internos e Relações com Universidades.

O case “revista AnaMaria”, da editora Abril, será apresentado pela redatora chefe da publicação, a jornalista Lidice Bá, em 2 de maio, às 8h, no Auditório Central. Há sete anos na AnaMaria, Lidice Já trabalhou no Jornal da Tarde e nas revistas CARAS, Contigo!, VEJA, VIP e Marie Claire, entre outros títulos. Ainda no dia 2, às 19h30min, no Auditório Central, os alunos recebem o jornalista Marcelo Cury, graduado pela Uniso, em 1999, com o tema “Empreendedorismo na internet”. Atualmente, Cury é proprietário do site de vendas “Piscou Achou”.

Em 3 de maio, às 8h, no Auditório do Bloco D, o publicitário e ator de cinema, teatro e televisão, Yunes Chami traz dinâmicas teatrais como exercícios para relaxar em frente às câmeras. Chami já atuou em inúmeras novelas da Rede Globo e da Record, onde participou da minissérie Rei Davi. No cinema, trabalho em “Ensaio para a cegueira”, do diretor Fernando Meirelles. Às 19h30min, encerrando a semana, o relações públicas e ex-secretário municipal de Comunicação, Valter Calis, aborda o case “Rádio Ipanema 25 anos”.

Valter Calis
Agência Jor Uniso