Ensino a distância representa 15% das matrículas de graduação

O aluno José Carlos Aguiar fez um ano e meio de especialização integralmente à distância (foto: André Santos)

José Carlos senta em uma cadeira e se debruça ritualisticamente sobre cadernos e livros. Presta atenção na explicação do professor enquanto registra a matéria do dia, já projetando o cumprimento de tarefas e anotando prazos de entrega para exercícios exigidos. Uma cena escolar aparentemente comum, não fosse o fato que seu professor está há mais de 95 quilômetros dele. Isso porque José é um dos 930 mil alunos brasileiros que estudam à distância, modalidade de ensino que atualmente representa 15% do total de matrículas para graduação no Brasil.

Com um batalhão de mais de 30 mil professores que atuam em Educação a Distância (Ead), o Censo Educa.Br de 2008 mostra que a oferta de cursos para graduação neste formato sofre, desde que foi implantado regularmente no início dos anos 2000, um crescimento de 90% a cada ano.

Confira a reportagem completa em http://jornalipanema.com.br/noticias/educacao/35791-ensino-a-distancia-representa-15-das-matriculas-de-graduacao

André Santos (AgênciaJor/Uniso)