Semana da Comunicação

Estudantes exercitam a prática da entrevista coletiva com o jornalista Mayco Geretti



Em uma das atividades práticas oferecidas na 21° Semana da Comunicação, alunos de Jornalismo tiveram a oportunidade de participar de uma entrevista coletiva. O convidado para a atividade foi Mayco Geretti, jornalista formado pela Uniso com mais de duas décadas de experiência em veículos de comunicação e que atualmente atua como assessor parlamentar.

A entrevista foi na quarta-feira (25) e, durante o período de apresentação, Mayco relatou experiências vividas em mais de vinte anos como repórter policial, envolvendo câmeras escondidas e uma grande variedade de disfarces. O foco da entrevista foi revelar histórias sobre sua carreira como o fato de, mesmo apaixonado por jornalismo esportivo, ter oportunidade de trabalhar na área investigativa e se sentir realizado.

Geretti explicou sobre seu período universitário, quando criou o que ele chama de “idealismo jornalístico”, como é visto nos filmes e séries, e que mudou essa ideia quando entrou para o mercado de trabalho, vivenciando até hoje o que é o real jornalismo. Aberto o espaço para perguntas, Mayco foi questionado sobre porque aceitar trabalhar numa área na qual ele não se identificava. Ele respondeu que o jornalista tem a necessidade de se reinventar, estar disposto a aprender um pouco mais sobre cada coisa que convive e aprende, somando experiências e no final ter histórias para contar. Mesmo atuando na área que não era seu sonho por mais de 20 anos, Mayco atualmente tem um canal esportivo no YouTube sobre carros e corrida, chamado Canal Corredores.

O aluno do segundo semestre de jornalismo, Pedro Camargo, participou da palestra e diz que imaginava sobre os pontos positivos e negativos do jornalismo policial, mas se sentiu chocado pela necessidade de Mayco de não aparecer em fotos de família e demais acontecimentos que seriam publicados em redes sociais para proteger sua família e não ser tão facilmente reconhecido. “É até onde sua profissão te leva, o estilo de vida. Ser dedicado ao jornalismo policial exige restrições e isso molda a vida dele à profissão”, refletiu Pedro.


Agência Focs / Jornalismo Uniso
Texto e imagens: Ana Carolina Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *