Uncategorized

Exposição sobre a Fazenda Ipanema pode ser vista até dia 03



Interessados na história da siderurgia nacional e também na arquitetura que se destaca nos prédios da sede da Fazenda Ipanema, em Iperó, podem conferir a mostra “Há um ponto de luz na Imensidão”, que retrata em maquetes os detalhes marcantes daquelas construções. A exposição permanece até o dia 3 de setembro na Biblioteca da Cidade Universitária da Uniso, de segunda a sexta-feira, das 7h40 às 22h30, e aos sábados, das 9h às 13h. 

A Fazenda Ipanema foi a primeira indústria siderúrgica do Brasil e possuí um valor histórico-cultural. Fundada em 1.810 por D. João VI, ainda no período colonial, a Fazenda vivenciou o marco da Corrida do Ouro no país, um tempo de construções e transformações.

Santiago Ribeiro, 40 anos, autor das obras em exposição, é artista plástico há 20 anos, mas desde a infância começou a produzir arte em maquetes.  “A minha vida sempre foi dedicada à arte”, conta. Há dois anos, Santiago desenvolveu o projeto “Cenário da Memória” no qual produziu dez maquetes de casarões antigos da cidade de Sorocaba, esse projeto levou a criação do trabalho Fazenda Ipanema em Réplica produzido para ressaltar o valor cultural coletivo.

As maquetes em exposição são; O Casarão das Armas Brancas, O Sobrado do Imperador, O Solar da Cadeia, Os Altos Fornos de Mursa e Varnhagem e A Casa dos Mortos que retratam os monumentos históricos em detalhes.

Além das maquetes, estão em exposição quadros de colagens em papel, uma técnica artística originária da França produzida apenas com papel, cola e tinta. As colagens retratam o lado lúdico da Fazenda Ipanema com base na fauna, flora e no misticismo local que são ligados ao folclore brasileiro.

O artista pretende doar algumas de suas obras, as maquetes serão destinadas ao museu da Fazenda Ipanema e suas colagens em papel estão disponíveis à venda. Santiago Ribeiro conta que a arte é o sentido de sua vida, “A arte me salvou de muitas situações pessoais que foram difíceis, ela me resgatou e sempre resgata”, finaliza. Para mais informações sobre o projeto acesse: http://santiagomaquetes.blogspot.com/

Agência Focs / Jornalismo Uniso
Texto e imagem: Vivian Helen

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *