Blog Abelha Expressa abre oportunidade para alunos publicarem suas reportagens
VINICIUS LARA – (AGÊNCIA FOCS / JORNALISMO UNISO)
Em meio a tantas notícias ruins, alunos de Jornalismo da Uniso criam blog para contar histórias de vida, de superação, culturais e curiosas. A ideia é fazer uma corrente do bem e contagiar leitores com boas notícias.
O blog abelhaexpressa.com abre a sua “colmeia” para estudantes de Jornalismo de todos os semestres, publicarem suas reportagens todo final de mês. “Nós também somos alunos e sabemos da dificuldade, nem todos têm um estágio e mesmo os que têm, encontram certos problemas para publicar os seus textos”, diz Nicole Annunciato, estudante do sexto período de Jornalismo da Uniso e idealizadora do projeto. Quem tiver sugestão de pauta pode passar a pauta ou fazer a matéria e enviar pelo email abelhaexpressa@gmail.com ou pelo instagram @abelhaexpressa para ser avaliada e publicada. Eles também oferecem uma ajudinha, dando dicas, para melhorar o texto.
A ideia é criar uma corrente para que todos possam contar suas histórias na página e consequentemente ajudar os alunos com seu portfólio. “Eu acho que ter uma oportunidade, sem custo, de escrever uma boa história já é algo que motiva. De repente, uma história de um aluno pode viralizar e isso só vai ajudá-lo”, enfatiza Rodrigo Andrade, estudante do quinto período e parceiro de Nicole na iniciativa. “Eu vejo muita concorrência no jornalismo, nem sempre de maneira positiva. A nossa ideia é dar um pouco de união para os estudantes, para mostrar que o mundo não é só concorrência. O mundo é também união”, completa Andrade
A página Abelha Expressa tem o slogan “polinizando o dia com boas notícias”. O nome faz referência ao processo que os insetos fazem ao espalharem pólen no ar, ajudando as plantas a crescerem e darem flores ou frutos. “Uma abelha vai de flor em flor buscando pólen. É como nós do Abelha Expressa, vamos de pessoa em pessoa buscando histórias para polinizar o dia com boas notícias”, explica Nicole.
O blog tem como foco as narrativas sobre pessoas que podem ser consideradas comuns, ou seja, mostrando fatos do cotidiano e que tenham contexto de superação, curiosidades ou envolvam situações inusitadas ou pouco conhecidas. “Todo mundo tem um irmão, um primo ou um tio que tem algo legal e ninguém conhece. Todos que tiverem uma história interessante podem mandar sugestões. Acredito que seja isso, estamos indo de flor em flor buscando o que é bom”. completa Nicole.
A opção do blog em divulgar boas histórias é para que não se perca a esperança e nem a fé nestes tempos tão difíceis que a sociedade em geral tem enfrentado. “Quando vejo uma notícia feliz eu me sinto tocado, com o coração um pouco mais leve. A gente vê tanta coisa ruim nos noticiários e acaba esquecendo que tem coisas boas. Eu acredito que ótimas notícias geram um rastro positivo e deixam marcas em cada pessoa. Compartilhar histórias acaba virando uma rede muito legal”, diz Andrade.