Uniso: encontro reúne pesquisadores em Educação

A pesquisadora em educação, Giane Aparecida Sales Silva Mota, ministrou a palestra sobre “Devir-criança em face da Biopolítica”. (Por Marianna Barreto/ AgênciaJor / Uniso)

O I Seminário de Pesquisa em Educação (SEPED), com início nesta segunda-feira, 6, no Câmpus Cidade Universitária da Universidade de Sorocaba (Uniso), abordou temas do cotidiano escolar, universitário e questões da pesquisa acadêmica, sua estrutura e importância.
Promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da universidade, o evento abriu com a palestra “A pesquisa em Educação”, ministrada pela professora e doutora em Educação, Jane Soares de Almeida.
A professora falou sobre a relação da pesquisa com a educação e ressaltou a importância de educadores atualizados. “O processo de conhecimento tem avançado. Tem havido muita produção na área de educação, nas várias interfaces com a história, sociologia, filosofia. Ao aperfeiçoar esse conhecimento individual, ele multiplica no coletivo. É multidimensional”, explica Jane Soares.
Com o objetivo de criar oportunidade de interação e intercâmbios acadêmicos, o evento contou também com a apresentação de vários trabalhos desenvolvidos por alunos do Programa, com temas ligados às temáticas das linhas de pesquisa: Cotidiano Escolar; Educação Superior; e História e Histografia: políticas e práticas escolares.
Para o professor e doutor em Educação, Luiz Fernando Gomes, o encontro superou as expectativas. “Nosso objetivo é divulgar as pesquisas e, para os alunos ouvintes e especiais, conhecerem melhor o programa e verem qual é o processo no qual eles vão entrar. A proposta dos alunos trazerem as suas pesquisas para serem debatidas pelos professores foi atendida. Foi muito bom”, afirma Gomes.
Keli Rocha, aluna especial do Mestrado em Educação, ressalta a importância do evento para a sua formação. “Busco entender como funciona esse universo. As linhas de pesquisa do trabalho de mestrado. A professora Jane apresentou diversos critérios de avaliação, metodologia e pesquisa. Foi fundamental para todos”.
O evento continua nesta terça-feira, 7, das 13h30min às 17h, com a apresentação de 17 trabalhos. Entre eles, estão alguns temas como: “Desligue agora esse MSN!”, “Os usos transgressores das TICS no ensino-aprendizagem de língua portuguesa” e “Reflexões sobre o conceito de qualidade na educação superior”.
Mais informações no site www.uniso.br ou na Secretaria de Pós-Graduação, pelo telefone 2101-7104.
Matéria publicada no site do Jornal Ipanema
Cristina Tolêdo (AgênciaJor / Uniso)