Comunidade dá início à novena para 11° Círio de Nazaré
Padre Tadeu Rocha celebra missa. (Marcia Bernardes / AgênciaJor / Uniso) |
Com o tema “Maria, luz que ilumina nosso caminho”, a comunidade católica de Nossa Senhora de Nazaré, localizada no Jardim Luciana Maria e agregada à Paróquia de São Luiz Gonzaga, da Vila Barão, deu início nesta quinta-feira, 29, à novena de preparação para o 11° Círio de Nazaré em Sorocaba. A celebração da missa ficou por conta do padre Tadeu Rocha Moraes e, nesta sexta-feira, pelo padre Washington Ribeiro.
O ponto alto do Círio de Nazaré será no próximo final de semana, 8 e 9 de outubro. No sábado (8), às 18h, acontece a missa, a coroação e o traslado da imagem de Nossa Senhora de Nazaré, com procissão luminosa, da igreja do Jardim Luciana Maria para a Comunidade de São João Batista, em Vila Helena, onde se seguirá vigília de orações. No domingo (9), às 7h, uma procissão reconduz a imagem da Virgem de Nazaré de Vila Helena à sua Comunidade de origem, no Jardim Luciana Maria.
Comunidade se prepara para Cirio. (Marcia Bernardes / AgênciaJor / Uniso) |
O Círio de Nazaré em Sorocaba tem como inspiração o tradicional evento realizado em Belém, no Pará, que chega a reunir 2,2 milhões de pessoas anualmente. Com mais de dois séculos, o Círio de Nazaré é uma das maiores procissões católicas do Brasil e do Mundo. Desde 2004, o Círio de Belém passou a ser considerado Patrimônio Cultural da Natureza Imaterial, título atribuído pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Em Sorocaba, o Círio de Nazaré começou a ser realizado junto à comunidade que tem a Senhora de Nazaré como Padroeira, em 2000, por desejo do arcebispo dom José Lambert.
Devoção à mãe de Jesus
Portugal foi o pioneiro na devoção a Nossa Senhora de Nazaré. A imagem original da Virgem, esculpida por São José, pertencia ao Mosteiro de Caulina, na Espanha, e teria saído da cidade de Nazaré, em Israel, no ano de 361. Levada a Portugal, a imagem ficou por um longo tempo escondida no Pico de São Bartolomeu. Somente em 1119, a imagem reapareceu, quando passou a ser venerada. Desde então, muitos milagres foram atribuídos à Santa.
Comunidade em novena (Marcia Bernardes / AgênciaJor / UNISO) |
Vários séculos depois, em 1700, foi o caboclo Plácido José de Souza quem encontrou, às margens do igarapé Murutucú, no Pará, uma pequena imagem da Senhora de Nazaré. No local, foi uma pequena capela, onde hoje se encontra a Basílica Santuário. O primeiro Círio de Nazaré em Belém foi em 8 de setembro de 1793. A partir de 1901, por determinação do bispo Dom Francisco do Rêgo Maia, a procissão passou a ser realizada sempre no segundo domingo de outubro. Tradicionalmente, a imagem é levada da Catedral de Belém à Basílica Santuário. Desde 1969, por motivos de segurança, a imagem autêntica foi substituída por outra. Uma obra do escultor Giacomo Mussner, que procurou retratar a mulher da Amazônia e o menino,
que carrega nos braços, ganhou feições indígenas e cablocas. Já o termo “Círio” tem origem na palavra latina “cereus” (de cera), que significa vela grande de cera.
Programação em Sorocaba
A cada noite, um diferente sacerdote da cidade estará, na igreja de Nossa Senhora de Nazaré (rua Estanislau Camargo Sampaio, 450 (Jardim Luciana Maria), presidindo a celebração da missa e preparando a comunidade para o Círio de Nazaré. Confira a programação:
Novena
29/09-às 19h30-Pe. Tadeu da Rocha
30/09-às 19h30-Pe. Washington Ribeiro
01/10-às 19h-Pe. Rodolfo Gasparini
02/10-às 19h-Pe. Isac Isaias
03/10-às 19h30-Pe. Paulo Roberto Gonzáles
04/10-às 19h30 – Pe. Antonio carlos Fernandes
05/10-às 19h30- Pe. Fausto Culbert
06/10-às 19h30-Pe. Santo Candido
07/10-às 19h30-Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues
Dia 08/10 – às 18h – Início do Círio – Missa, Coroação e translado.
Dia 09/10- asa 7h – Encerramento
AgênciaJor / Uniso