Semana de Filosofia

Estudantes debatem texto de Jean-Paul Sartre

Semana de Filosofia

O professor Alex Villas Boas (PUCSP) ministrou a palestra sobre Jean-Paul Sartre na Semana de Filosofia
A Semana de Filosofia, com o tema “Ser e a existência”, teve início nesta terça-feira, 25, no Anfiteatro da Biblioteca da Cidade Universitária.
Os estudantes reuniram-se para uma Oficina de Leitura, quando debateram o texto “O que é a Literatura?”, publicado em 1948, por Jean-Paul Sartre. Na obra, o filósofo francês aborda sobre a relação do ser, ao que se refere ao problema da existência, e o ser escritor. Aponta, ainda, a intenção de um autor ao expressar no formato literário a relação entre realidade e ser, e busca a compreensão do contato da consciência e realidade.
Segundo o professor Benedito Cirino, do Curso de Filosofia, a leitura do texto de Sartre pelos alunos se justifica pelo filósofo francês ser um expoente da Filosofia Contemporânea e apresentar um estudo sobre ética.
A discussão sobre o texto foi complementada pela palestra “Sartre e a Poética do Nada”, ministrada pelo professor Alex Villas Boas, da PUCSP, e egresso do curso de Filosofia da Uniso. Para o professor, Sartre é importante em medida que nos convida a pensar em profundidade sobre tudo o que não está visível na realidade, mas que determina as relações éticas e morais.
Nesta quarta-feira, 26, a Semana de Filosofia recebe o professor André Luiz Sueiro, com o tema “A Constituição Hermenêutica da Existência em Heidegger”, na sala 301, do Bloco D. E na quinta-feira, 27, o professor Benedito Cirino aborda sobre a “Duração e Existência em Bergson”, no Anfiteatro da Biblioteca.
Mais informações pelo telefone 2101-7056.

AgênciaJor/Uniso