Comunicação e Cultura

Aula de mestrado tem como tema dificuldades de pesquisa na área de comunicação
O pesquisador Eneus Trindade Barreto Filho destacou mais desafios que avanços na área de pesquisa em comunicação.

Foto: Taiane Avalos
O programa de Mestrado em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba promoveu na sexta feira (20) uma Aula Magna com o tema: “Pesquisa em comunicação, avanços e desafios”, ministrada pelo docente e pesquisador da Escola de Comunicação e Artes (ECA)-USP Eneus Trindade Barreto Filho. A aula foi direcionada a professores, ex-alunos do programa e aberta aos demais interessados.
Para o pesquisador, o aluno que se interessa por pesquisa em pós-graduação deve procurar já na graduação, um assunto ou tema que desperte interesse ou curiosidade para um estudo mais aprofundado, procurando o “problema de pesquisa”. Depois é necessário o auxilio de um professor que tenha conhecimentos sobre aquele tema e área para que ele possa orientar a pesquisa no campo teórico, metodologia e autores. Outra possibilidade é a iniciação científica, pertinente aos alunos que estão no início da graduação. Os estudos em pesquisa científica são trabalhosos e exigem tempo e esforço do pesquisador, “O percurso é doloroso, principalmente no início”, afirma.
De acordo com Eneus Trindade, é preciso pensar o que é objeto da comunicação e um erro comum dos pesquisadores da área é ter o senso comum de pensar que o objeto da pesquisa em comunicação são só as profissões: Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Relações Públicas, “A maioria das pessoas vem com essa perspectiva, foi ela que fundou o campo e essa ideia perdura até hoje”.
Além disso, o professor explicou que o objeto de pesquisa é algo transformado em um “problema” (questionamento para definir a abrangência de sua pesquisa) que deve ser investido de um olhar teórico para ser compreendido. Isso acontece porque o objeto tem um campo de abstração e uma demanda teórica em torno dele, assim todo o pesquisador precisa ter uma seleção teórica para estudar determinada problemática.
Segundo Eneus, o que limita as pesquisas da área de comunicação é estudar, por exemplo, o emissor, mensagem e receptor isoladamente. Isso pode até trazer ganhos de processos específicos, mas é preciso pensar como as interações acontecem, com que consequências e efeitos. Desta forma, a comunicação é multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar e a interação comunicacional é sempre mediada pela linguagem.
Alunos de mestrado em Comunicação e Cultura
Foto: Taiane Avalos

Larissa Cirineo Rodrigues (Agência/Jor)