Mesa redonda debate “O Bom Professor” no Programa de Extensão Univer-Cidade

O que os alunos pensam dos professores? Essa foi a questão levantada pela professora Carla Lechugo em pesquisas realizadas durante o doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba (Uniso). Com o título “Fale bem dos professores” e “Reclame dos professores”, o trabalho envolveu 157 estudantes de uma Faculdade de Tecnologia do interior paulista. Os resultados e as reflexões sobre o trabalho foram tema de uma mesa-redonda realizada no dia 29 de setembro pelo Programa de Extensão “Univer-Cidade: uma aproximação necessária”.
O encontro ocorreu no Salão Verde do Câmpus Seminário e foi conduzido pela professora Maria Alzira Pimenta, contando, ainda, com a participação dos professores Waldemar Marques, ambos do PPGE, e Juliana Augusta Verona, diretora da Fatec Itu. O evento teve como finalidade mostrar aos professores da rede pública de ensino como eles são vistos pelos alunos.
De acordo com os estudantes, o grau de conhecimento dos professores e o bom relacionamento entre eles são fundamentais para melhor compreensão da matéria apresentada. O envolvimento com os projetos acadêmicos e o apoio dado a eles além das aulas também foram elogiados. As reclamações ficaram por conta da desatualização dos materiais apresentados em sala de aula, a preocupação de alguns professores em somente cumprirem o cronograma, e a motivação e capacidade de lecionar pelo sistema de avaliação, definido pelos alunos como ineficiente e inadequado.
Segundo Carla, os resultados dessa pesquisa servem para “ampliar os debates acerca do papel do professor, do aluno e de todos os envolvidos nas instituições escolares”. Ela diz ainda que o motivo de ter realizado essa pesquisa foi para ouvir e compreender os alunos, já que são poucos os momentos em que eles são efetivamente ouvidos. “Acredito que deixar de ouvi-los é assumir o risco do fim da profissão docente”, conclui.
O próximo evento do Programa de Extensão “Univer-Cidade” será realizado no dia 27 de outubro no Auditório do Colégio Politécnico (Rua Barão de Cotegipe, n° 400) às 19h, abordando o tema “Educação Profissional e as novas formas de trabalho e produção”, e será ministrado pelo professor Jefferson Carriello do Carmo. A atividade é aberta a todos os interessados, sem a necessidade de inscrição antecipada. Mais informações sobre o programa e a agenda de eventos previstos até o segundo semestre de 2016 estão disponíveis no blog univercidade.wordpress.com ou na página PPGEUniso no Facebook.
AgênciaJor/Uniso