Semana de Fisioterapia tem palestra sobre Controle Motor da Marcha

O segundo dia da Semana de Fisioterapia, na Universidade de Sorocaba, abordou o “Controle motor da marcha: avaliação e intervenção”, em palestra ministrada pela Doutoranda em Ciências da Reabilitação, Natália Duarte, que trabalha com crianças que possuem paralisia cerebral. A conversa, em forma de aula, foi nesta quinta-feira, na Cidade Universitária e contou com uma interação entre a palestrante e os alunos, focando nos sistemas que são importantes para o controle motor.

Um dos principais tópicos abordados, foi o objetivo e importância da reabilitação dos pacientes, que é o propósito de fazer com que ele possa atingir o mais elevado nível de independência funcional possível. “A palestra é importante porque precisamos ter o entendimento da marcha e do controle motor para conseguir tratar pacientes tanto com alterações
musculoesqueléticas quanto neurológicas. O adequado controle postural vai influenciar diretamente na independência dessas pessoas, podendo incluí-las socialmente”, comentou Natália.
A palestrante falou, ainda, sobre a importância do assunto para o mercado de trabalho. “A base da fisioterapia é entender o movimento, independente de qual seja. O mais complexo, envolvendo vários sistemas, é a marcha. Então, uma vez que entendam o controle motor, e de uma forma complexa a marcha, seja a fisiológica ou a patológica, leva os alunos bem preparados para o mercado de trabalho. É uma tarefa mais específica, mais complicada, precisa ser entendida por inteiro. É o diferencial na ortopedia e neurologia, serve para todos os campos”, frisa.

Marina Ibanhes, de 21 anos, é estudante do sexto semestre de Psicologia e comenta sobre a importância da palestra e da Semana de Fisioterapia: “A palestra traz coisas diversas do que vemos em sala de aula. Recebemos profissionais de várias áreas diferentes e que atuam nas carreiras em que pretendemos seguir, o que não nos deixa presos a uma rotina”.

Para a coordenadora do curso, Aline Alcoforado dos Santos, “As palestras estão voltadas para o aumento do conhecimento através de inovações e atualidade, mostrando o que acontece no mundo inteiro, isso realmente colabora para a sabedoria dos nossos alunos. A semana foi muito bem pensada para que esse futuro profissional busque estratégias inovadoras para fazer a diferença no mercado”.

Emilene Garcia – AgênciaJor/Uniso