Edvaldo Pereira Lima aborda Jornalismo Literário, emoções e técnicas narrativas

Na segunda noite da Semana da Comunicação da Universidade de Sorocaba (Uniso), o curso de Jornalismo promoveu palestra sobre Jornalismo Literário e Livro-reportagem, ministrada por Edvaldo Pereira Lima, da USP, no auditório do bloco F, nesta terça-feira. Autor de vários livros, Lima tem uma vasta carreira jornalística e acadêmica, tendo se especializado na modalidade de livro-reportagem, e coordena o Programa de Pós-graduação em Jornalismo Literário.
O evento contou com a presença de alunos, professores e profissionais da área. Durante a palestra, Lima falou sobre as características do jornalismo literário e a valorização do gênero, citando como exemplo o prêmio Nobel de Literatura – que em 2015 foi concedido à jornalista bielorrussa Svetlana Alexievich – e como

a prática representa uma tendência concreta ao exercício da profissão em meio à crise nos meios e modelos de comunicação convencionais.

De acordo com o jornalista, embora seja uma área diferenciada, o jornalismo literário é extremamente interessante, pois permite que o profissional mostre seu talento. “O JL cria uma conexão entre a reportagem e o público, já que o profissional pode construir matérias mais profundas baseadas na humanização. Isso é uma oportunidade de mostrar um talento que o jornalismo diário e sua dinâmica não permitem”, disse o jornalista.
Para a aluna do 8º semestre de Jornalismo, Vanessa Soares, 21, a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o tema que a semana proporcionou é muito importante. “Fui para saber um pouco mais sobre o tema, já que não tenho muito domínio sobre ele, mas irei usá-lo no meu trabalho de conclusão de curso: um livro-reportagem”.
A “Semana de Comunicação” começou na segunda-feira e vai até sexta-feira (30). Acesse o site www.uniso.br para saber mais sobre o cronograma do evento.
Texto: Bruno Machado, Agência JOR/Uniso
Fotos: Henrique Belquior, Agência JOR/Uniso