Alessandra Stefani apresenta jornalismo de TV, digital e feito pelo mundo

A jornalista Alessandra Stefani se apresentou em dois períodos aos alunos de Jornalismo da Uniso nesta quarta-feira, dia 28, durante a Semana da Comunicação. Inicialmente prevista para o período da manhã, a palestra foi repetida à noite e igualmente atraiu a atenção dos estudantes interessados na trajetória que tem momentos marcantes na TV e foi redirecionada para o meio digital por meio de um projeto ousado que uniu as paixões de viajar e contar histórias.
Com um vídeo contendo trechos de trabalhos como repórter e apresentadora, a passagens pela TV Tem de Sorocaba, conteúdos veiculados em rede nacional e também a atuação como correspondente internacional para a TV Record, durante período que residiu em Londres, Alessandra aproveitou para abordar um pouco da técnica, do preparo e dos desafios enfrentados no telejornalismo.
Depois de uma temporada na capital da Inglaterra, onde concluiu mestrado em Jornalismo Internacional, na City University, Alessandra e o marido, André Paterlini, que é engenheiro de software, decidiram realizar o sonho de viajar pelo mundo. Empregaram as economias para dar início ao projeto que também transformaram em trabalho e negócio. “Ganhei uma nova carreira, mas tive que me adaptar, aprender e b

uscar conhecimento, me preparar para uma nova realidade”, destaca, se referindo à prática jornalística sem equipe e estrutura de uma emissora e também ao desafio de criar e editar sozinha os vídeos para a internet e todos os conteúdos para abastecer um blog, o perdidosnomundo.com.br.

O material produzido em todos os continentes do planeta gerou um contrato com o canal fechado local TVR, que exibe em episódios a jornada, as aventuras, descobertas e situações inusitadas vividas pelo casal. Em maio, a viagem foi completada, mas o trabalho não tem data para terminar, já que os vídeos também vão para o YouTube e o conteúdo é produzido, trabalhado e adaptado para o blog e outras mídias e redes sociais. Depois de um ano fora do Brasil, o casal se sentiu livre para escolher um lugar para viver e fixou-se em Ilha Bela, no litoral norte de São Paulo, de onde consegue trabalhar e ganhar a vida, já que Alessandra e André têm a Internet como ferramenta de trabalho e não dependem de local fixo para atuar.
Sabatinada pelos alunos da manhã e da noite, Alessandra deixou uma reflexão sobre o mercado. “Atualmente com essa crise no jornalismo, investir no online pode ser uma alternativa. Foi essa a mensagem que eu tentei passar para os alunos hoje”, diz. Ela deixou claro, porém, que essa não é uma decisão simples ou fácil, destacando que estuda bastante e busca soluções estratégicas para explorar e se beneficiar das vantagens do meio digital. “Tive e tenho que buscar conhecimento, aprender sobre SEO, por exemplo”, citou, ao se referir a técnicas de redação para internet que aumentam as possibilidades de indexação no sistema de busca da plataforma Google. Também comentou sobre resultados em redes sociais e a importância de adaptar conteúdo para cada plataforma e também saber focar em qual dá mais resultado.
A manhã também contou com a participação da editora-chefe do jornal Brasil de Fato, Cláudia Rocha. Ela apresentou aos estudantes um pouco sobre a linha editorial do jornal e falou a respeito do jornalismo político no Brasil. “Nós somos um jornal de esquerda, mas nos concentramos nos movimentos sociais que não são mostrados pela grande mídia”. As palestrantes foram convidadas pelos de alunos do segundo e sexto semestre de Jornalismo, respectivamente.
Texto: Agência JOR/Uniso, com colaboração de Giulia Vasovino
Fotos: Giulia Vasovino, Agência JOR/Uniso