Diretoria da Revista Be Bianchini apresenta história e percalços da publicação em divertida palestra na Uniso

Durante a atividade foi anunciada uma ação da marca Be Bianchini direcionada aos alunos de Jornalismo da Uniso, que poderão sugerir e produzir uma pauta para a edição de janeiro

O mercado de comunicação de Sorocaba e região e a rotina diária de elaboração de uma revista mensal foram abordados na palestra “As diliças e sofrências de uma revista feminina no mercado editorial local” (sic), ministrada pelos responsáveis pela Revista Be Bianchini, na noite do dia 28, na Universidade de Sorocaba (Uniso).
O diretor executivo Alex Ruivo, a diretora de redação Cristina Magnani, e o editor executivo Thiago Rizan, apresentaram aos alunos e convidados do curso de Jornalismo, a história da revista, com imagens demonstrativas da evolução permanente do projeto gráfico e editorial, e as dificuldades cotidianas da elaboração de um periódico segmentado na região.
Para Ruivo, as mudanças no produto ajudaram a consolidar o nome da publicação no mercado regional. “A revista Bianchini foi criada em 2003 sem um projeto editorial definido e, ao longo do tempo, conseguimos firmar nosso nome no mercado regional de revistas femininas, dando credibilidade ao nosso trabalho e proporcionando melhores resultados comerciais com a venda de espaços publicitários”, comenta.
Cristina ressaltou a quantidade de problemas enfrentados até chegar à fase que encontram-se hoje. “Uma revista sem público-alvo definido tem mais dificuldades na venda de espaços publicitários. Levamos um tempo para criar identidade própria e passamos por redefinições de linguagem e de conteúdo editorial até chegarmos ao ponto que estamos agora”, diz.
O editor executivo Thiago Rizan frisa que as tentativas de mudança no projeto editorial nem sempre obtiveram resultados positivos. “Chegamos a realizar ensaios fotográficos em espaços montados por amigos e parentes, fizemos publicações segmentadas encartadas na revista, voltadas para todo o tipo de público, e tentamos modernizar os ensaios de moda dando espaço a maquiadores, decoradores, cabeleireiros e fotógrafos da região. De algum modo, nada disso funcionou e fomos nos adaptando ao mercado e às nossas decisões editoriais para manter o público e os anunciantes”, explica.
Sobre a palestra, Cristina acredita que o compartilhamento de experiências é fundamental para que os alunos saibam lidar com qualquer tipo de problema que venha a surgir no mercado profissional. “A ideia também foi ouvir os alunos sobre as expectativas de trabalho numa revista e tirar dúvidas sobre a loucura que é a redação de uma publicação do tamanho da Revista Be Bianchini”, brincou.
Segundo Ruivo e Rizan, a palestra foi produtiva também para apresentar a nova linguagem da revista, que a partir da edição de aniversário de 12 anos, a ser distribuída em novembro, traz mais elementos da cultura popular presente na Internet, com artifícios textuais que “conversam com a leitora”. “A nossa intenção é expandir a marca Be Bianchini para mais públicos, utilizando ferramentas como as redes sociais e as diversas plataformas de informação disponíveis no mercado”, explicou Ruivo.
De acordo com Rizan, o verbo “be”, em inglês, que significa “ser” ou “estar”, foi introduzido no nome da marca, com o intuito de aproximar os leitores e anunciantes. “Queremos que as mulheres sejam Bianchini e compartilhem essa ideia”, ressalta.
Ação com os alunos
No evento, Cristina anunciou o desenvolvimento de uma ação especial com alunos de Jornalismo da Uniso, denominada “Foca na Be”. Por meio do endereço de e-mail aloalo@a2comunica.com.br, os estudantes que quiserem participar deverão enviar sugestões de pautas voltadas ao universo abordado pela revista. As pautas serão analisadas pela diretoria da revista e apenas uma delas será selecionada.
O aluno que tiver sua pauta escolhida poderá desenvolver a reportagem na redação da Be Bianchini e a matéria será assinada e publicada na edição de janeiro da revista. O e-mail deverá ser encaminhado com o assunto ‪#‎FocanaBe‬.
Texto: Henrique Belquior, Agência JOR/Uniso
Fotos: Juliana Martins, Agência JOR/Uniso