Jornalismo recebe autor da biografia de Geraldo Vandré

O curso de Jornalismo recebe, nesta quarta-feira, 30, o jornalista e escritor Vitor Nuzzi para o lançamento do livro “Geraldo Vandré — Uma Canção Interrompida” (Editora Kuarup, 2015), que vem à Uniso por convite do professor Aldo Vannucchi, assessor especial da reitoria. A obra, uma biografia não autorizada, traz oito anos de pesquisa e mais de 100 entrevistados sobre a vida do compositor, que marcou o cenário musical brasileiro a partir dos anos 60, o exílio em dezembro de 1968 e a transformação em mito.
Vandré e suas composições se tornaram ícones da oposição ao regime militar de 1964, como “Porta Estandarte”, “Arueira”, “Pra não dizer que não falei das flores”, entre outras. Em 1966, com “Disparada”, dividiu o primeiro lugar no Festival da Canção da TV Record com Chico Buarque. Com “Caminhando”, como muitos conhecem “Pra não dizer que não falei das flores”, ficou em segundo lugar no III Festival Internacional da Canção (FIC), em 1968, perdendo para a canção “Sabiá”, de Chico Buarque e Tom Jobim. No entanto, a composição ganhou o gosto popular e se transformou no hino da resistência ao regime militar.

Sorocaba – Meses antes do exílio, em maio de 1968, Geraldo Vandré foi convidado a participar de um evento na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FAFI), que deu origem à Universidade de Sorocaba (Uniso), junto com o cineasta Anselmo Duarte, vencedor da Palma de Ouro e do Prêmio Especial do Júri, no Festival de Cannes de 1962, com o filme “O pagador de promessas”. Com os estudantes, o compositor debateu diversos assuntos e apresentou canções em homenagem a Che Guevara, morto em outubro de 1967.

Uniso – O Lançamento de “Geraldo Vandré — Uma Canção Interrompida”, de Vitor Nuzzi, será no Auditório do Bloco F, às 9h, com participação dos estudantes de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, e é aberto à comunidade acadêmica. O jornalista também participará de mais dois eventos nesta quarta-feira, às 11h30min, no Colégio Dom Aguirre, e às 19h, na Livraria Nobel, localizada na Avenida Barão de Tatuí, 867. Outras informações, pelo email andrea.torres@prof.uniso.br.

(AgênciaJor/Uniso)