Alunos de Jornalismo usam redes sociais para troca de livros

Alunos do primeiro período do curso de Jornalismo da Universidade de Sorocaba criaram um grupo para troca de livros por meio das redes sociais. O projeto surgiu com o objetivo incentivar a leitura e a interação dos participantes, que podem indicar e trocar obras desde quadrinhos até literatura clássica. A compra e venda de exemplares não são permitidas.
Idealizado por Cristiane Rodrigues, Jéssica Souza, Ana Paula Reis, Lucas de Souza, Gustavo Alves e Antony Isidoro, o grupo, intitulado Clube do Livro – SP, conta com 818 membros e uma série de indicações de livros. Segundo os estudantes, o projeto se expande além de Sorocaba para abranger a região e há até mesmo professores apoiando a iniciativa e interessados em participar, embora a atividade seja independente de qualquer disciplina acadêmica.

“O ponto principal para pensar nessa ideia foi eu gostar de ler e não ter muito dinheiro para comprar livros. Hoje em dia, livro não está barato, então não é acessível a todo mundo”, diz Jéssica Souza, idealizadora do Clube do Livro. De acordo com ela, o Facebook é a ferramenta fundamental por ser mais prático e estar presente diariamente no cotidiano das pessoas. “O Facebook é usado por todo mundo hoje em dia, é mais acessível do que um blog ou um site, que são mais complicados de administrar”.
Jéssica também fala que a importância do conceito está, principalmente, em resgatar os livros físicos, cada vez mais esquecidos por conta da internet e dos e-books. “Hoje em dia o pessoal não liga muito para leitura. Eles querem a internet, notícia pronta, vídeos, por isso é importante essa troca de livro físico, não virtual, para não deixar com que isso acabe”, finaliza.
Texto e Foto: Giulia Vasovino, Agência JOR/Uniso