Cantinas da Uniso oferecem opções de cardápio vegetariano

A Universidade de Sorocaba (Uniso) possui cantinas em todos os blocos da Cidade Universitária e, entre as variadas opções de produtos, as opções vegetarianas e veganas já fazem parte de alguns cardápios. Em cada cantina a diversidade de produtos é ampla, incluindo comidas, lanches, bebidas e doces, para atender necessidades e gostos diferentes dos clientes.
Nos últimos anos, a demanda por opções vegetarianas e veganas aumentou e alguns estabelecimentos se adaptaram para atender. As opções oferecidas também agradam a quem não é vegetariano e eventualmente escolhe esse tipo de produto. Richele Rubiane, funcionária da cantina do Bloco C, afirma que as melhores opções vegetarianas são lanches naturais, sem carne, de tomate seco, queijo branco ou salgado de batata com cheddar e requeijão. “A demanda desses lanches é muito grande, igual à demanda dos lanches com carne”, revela.
Alberto Carlos Gondin Barão é dono da cantina do Bloco D e fala que a procura por esse estilo de alimentação é muito rara. “De 300 almoços que nós servimos apenas dois ou três contém a opção vegana”, comentou. “Em 1990 eu tive um restaurante no Centro de Sorocaba. Ele era voltado totalmente à comida natural, mas não deu certo porque realmente a procura desse tipo de alimentação é muito baixa. Então hoje em dia, na cantina, nós damos a opção de self-service com arroz integral, salada e carne de soja”.
Isabelle Vic Venturini está no 3º semestre de Biologia da Uniso e é ovolactovegetariana há dois anos e meio. “Eu como ovos e tomo leite, mas não como carne. Meu médico, uma vez, pediu para eu ficar um tempo sem comer carne devido ao meu intestino. Eu melhorei demais e, desde então, parei de comer carne”, falou a estudante.
Isabelle comenta que motivos ambientais também a fizeram ter essa opção alimentar. “Comecei a estudar ecologia e aprendi a respeito do desequilíbrio que comer carne causa. Aprendi que a maior causa do desmatamento é abrir pastagens para gado. Além disso, pesquisas falam que, com o dinheiro gasto para os gados serem alimentados durante toda a vida, seria suficiente suprir toda a fome mundial”, finalizou.
A aluna pondera sobre as dificuldades existentes para se alimentar na instituição. “Há muitas opções em todas as cantinas, mas um lanche natural, em todas elas, custa muito mais do que os outros lanches”, comenta. “Há uma grande variedade de alimentos que eu gosto, mas o preço deles é muito maior nessas cantinas”.
Vanessa Aguilera cursa o 5º semestre de Engenharia Ambiental na Uniso. Ela afirma que prefere a alimentação vegana, mas comenta que há uma grande diferença entre ser vegetariano e ser saudável. “Ser vegetariano é deixar de comer qualquer tipo de carne ou alimento originário de um animal. Já a pessoa saudável, na minha opinião, pode até comer carne, mas deixa de comer qualquer alimento que tenha fertilizantes ou conservantes, isto é, se alimenta apenas de comida orgânica e natural”.
A estudante também ressalta a questão do preço como um problema para as pessoas que têm uma dieta vegana e se alimentam na universidade. “Há uma variedade grande desse tipo de alimentação, mas o preço é mais alto. Nas cantinas, um salgado não passa de quatro reais enquanto um lanche natural pode ser o dobro do preço”, finalizou.
Texto: Claudio Mascaro, Agência JOR/Uniso
Foto: Neto Martini, Agência JOR/Uniso