Estudantes do curso de estética da Uniso contribuem para o casamento comunitário

Estudantes do curso de estética maquiaram de forma voluntária as noivas que participaram, em 14 de maio, do casamento comunitário em Sorocaba/SP. O processo aconteceu em uma escola de cabeleireiros “Sorocaba Kátia Sanches”, que fica na região central da cidade. Ao todo, cerca de 30 mulheres tiveram penteados e maquiagens grátis. Após a ação, elas subiram o altar no Shopping Cidade, zona norte do município.

Vitor Caetano, 22, está no último semestre do curso tecnólogo. O futuro esteticista confessa que esse tipo de trabalho é muito gratificante como ser humano. “É muito bom saber que elas estão realizando um sonho e que somos parte dele, através do nosso lado voluntário”. O rapaz relata que um dia antes, os noivos também receberam atendimento para cortar o cabelo e fazerem a barba.

Alice Barros, 19, está no terceiro semestre do curso e contou com o auxílio dos profissionais para desenvolver o processo de maquiagem nas noivas. “Algumas preferem tons mais claros e delicados e outras mais fortes. Com a contribuição de cada aluna, tudo sai perfeito”. A aluna confessa que para o dia da noiva foi utilizado técnicas do visagismo, onde todas as alunas puderam fazer uma análise do que combinaria para cada tom de pele.

Para o professor e proprietário do salão Romualdo Santos, 50, o exercício de prática entre as alunas traz um conhecimento de amplitude para todas elas.  No total foram oito alunas disponibilizadas para a ação social, que ajuda os futuros profissionais da área  a conseguirem horas complementares, algo obrigatório na matriz curricular.

Equipe posa para foto após contribuírem para o casamento comunitário (foto Cléo Nunes)
Helen Cristina, 32, está trocando alianças pela segunda vez no casamento comunitário. Ela não esconde a felicidade em não precisar gastar nada, incluindo a maquiagem. “Não paguei nenhum centavo”. A moça ressalta que o atendimento das estudantes foi algo muito cordial, tornando-se um sonho realizado.

Segundo Walquiria Plaini, 29, estudante do terceiro semestre, as noivas de imediato chegaram com bastante receio no espaço cedido. “Entendemos que a timidez ocorre pela condição financeira que elas se encontram”. A aluna ressalta que é uma alegria muito grande em poder contribuir para elas e que essa experiência acrescenta muito em sua formação, tanto profissional como pessoal.

Lauren Stefanie, 19, é uma das noivas e entre suspiros de ansiedade ela garante que o dia da noiva grátis foi algo maravilhoso, em tempos de crise. “Para fazer maquiagem e penteado geralmente os salões de beleza cobram cerca de R$ 150. Aqui não precisamos desembolsar nenhuma quantia”. A moça namora há quatro anos e confessa que está no momento mais feliz de sua vida. “Fui super bem atendida. Me deixaram dar opinião sobre qual maquiagem gostaria. Apresentaram até fotos como exemplo. Me senti privilegiada”.
O curso tecnólogo de estética e cosmética da Universidade de Sorocaba tem duração de seis semestres e possuí uma completa infraestrutura para as atividades acadêmicas, com instrumentos didáticos e equipamentos para as áreas corporal, facial e de estética capilar. Há turmas tanto no período matutino quanto noturno. Outras informações acesse: http://www.uniso.br/graduacao/estetica-e-cosmetica/

Confira mais fotos em nossa galeria, clicando aqui

Texto: Andreo Giovanne (AgenciaJor/Uniso)

Fotos: Cléo Nunes (AgenciaJor/Uniso)